quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fortaleza testa ônibus articulado no sistema municipal


Começa a circular nessa quarta-feira, dia 15 de outubro de 2014, o primeiro ônibus articulado numa linha municipal do Sistema de Transporte Coletivo de Fortaleza.
A informação é da prefeitura de Fortaleza.
O ônibus de carroceria Mascarello e chassi Volvo vai operar em caráter experimental na linha 082 Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral.
Segundo a prefeitura, a linha foi escolhida pela demanda. Em nota, o poder público diz que a ligação atende vias de grande movimento na cidade:
“A linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral foi escolhida por fazer a ligação entre dois grandes terminais da cidade – Antônio Bezerra e Messejana-, passando por vias como Av. Mister Hull, R. Cel. Matos Dourado, R. Cônego de Castro, Av. Pres. Costa e Silva e Av. Jornalista Tomás Coelho. O ônibus articulado será acrescentado à frota dessa linha até o início da operação do corredor Antônio Bezerra/Centro, passando a operar exclusivamente no corredor após a inauguração.”
O veículo tem capacidade para 150 passageiros. Os modelos atuais podem transportar até 95 pessoas.
Além disso, o modelo escolhido possui itens de conforto e de operação como ar-condicionado, suspensão pneumática, câmbio automático e portas elétricas, diferentes dos modelos atuais a ar.
No lado esquerdo, as portas são feitas para embarques por estações cujo piso é no mesmo nível do assoalho do ônibus.
Serão colocados até o final do ano mais oito ônibus em circulação.
Todos estes veículos depois devem trafegar pelo corredor Antônio Bezerra/Centro que, segundo a prefeitura, deve ser inaugurado em novembro.
Em nota, a prefeitura revela que o plano é para que Fortaleza tenha 130 quilômetros de corredores de ônibus:
“O corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra / Centro, que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km, tem previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano. Quando o corredor estiver concluído, as quatro faixas (duas em cada sentido) ao lado do canteiro central da Av. Bezerra de Menezes serão utilizadas apenas pelo transporte público e as quatro faixas junto aos passeios (duas em cada sentido), que hoje funcionam como faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System), serão restituídas para o trânsito de veículos particulares. O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de implantação de 130 quilômetros de corredores de ônibus, com um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.”

0 comentários:

Postar um comentário