domingo, 12 de outubro de 2014

Diego Costa, o 'príncipe' espanhol que viajou no Atlântico para conquistar terras de Sua Majestade


NÚMEROS ZZ
 AUTOR: Luís Rocha Rodrigues, 2014-10-06 23:59 


Sua história até se pode dizer que começou em Portugal, mas foi em Espanha que o avançado ganhou notoriedade, depois de uma subida gradual na carreira. Tratou-se de uma das transferências mais badaladas no último defeso, depois de um Mundial no Brasil onde representou La Roja. No Chelsea, já ninguém tem dúvidas: San Diego tem tudo para ser rei.

Nove golos em sete jogos são números assombrosos. Dos sete adversários, só o Manchester City conseguiu suster a 'fúria' do avançado, o que coincidiu com a única vez que os Blues não ganharam. Ou seja, sempre que Diego Costa marca, o Chelsea ganha.

As bancadas de Stamford Bridge estão, como se pôde verificar ainda este domingo no dérbi contra o Arsenal, rendidas à potência e explosão do avançado, tanto é que ninguém ousa questionar a pouca utilização do eterno Didier Drogba, uma espécie de deus nos corredores do estádio, mas que já tem substituto à altura.

Analisando os números da Premier League, desde que assim é designada (a partir de 1992/1993), só Wayne Rooney conseguiu ter nove tentos à sétima jornada: nesse caso, o inglês, também um colecionador de golos, marcou nove golos logo nos primeiros cinco jogos (!) em 2011/2012, só que depois esteve oito partidas em branco.

Mas há melhor. Micky Quinn já não joga, mas continua a ter números impressionantes em estreia na competição. Em 1992/1993 trocou o Newcastle pelo Coventry City, onde entrou em cena na jornada 16 dessa Premier League.

Nos primeiros seis jogos, fez a rede balançar em dez ocasiões. Ainda que tal não tenha coincidido com o arranque dessa edição, é sinónimo de números explosivos, de eficácia invejável.

Diego Costa entra nesta lista restrita e promete não ficar por aqui. Mourinho agradece e vai aproveitando tudo o que o hispano-brasileiro tem para lhe oferecer, ele que, em agosto, admitiu que «nunca tinha reparado nele em Portugal».

0 comentários:

Postar um comentário