quinta-feira, 11 de setembro de 2014

BRT Radial e Corredor Aricanduva ficam prontos até 2016‏


O BRT – Bus Rapid Transit da Radial Leste deve ser um dos primeiros sistemas de corredores de ônibus prometidos pela gestão de Fernando Haddad a ser construído na capital paulista.
As obras começam em outubro e devem ficar prontas até 2016, de acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Com 17 quilômetros de extensão, o corredor de ônibus deve agilizar as viagens de quem mora no extremo leste de São Paulo e também auxiliar na redução da superlotação dos trens da linha 3 Vermelha do Metrô.
Para se ter uma ideia, dia acordo com a SPTrans, hoje apenas uma linha de ônibus, a 4310/10 (Itaquera/Terminal Parque Dom Pedro II) que conta somente com faixas exclusivas demora praticamente o mesmo tempo que o metrô para fazer a ligação e atraiu 10% dos passageiros da linha 3 Vermelha que transporta 1,5 milhão de passageiros por dia.
Na Radial Leste, a cidade terá um BRT de fato, semelhante ao expresso Tiradentes, mas não vai ser suspenso em vigas. O modelo será parecido com o Transcarioca/Transoeste do Rio de Janeiro e com o sistema de Curitiba.
Em vez de pontos, serão estações que protegem melhor os passageiros do sol e da chuva, permitem embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, terão placas e painéis com informações sobre as linhas e previsão de chegada dos ônibus e sistema de pré-embarque, pelo qual o passageiro paga a tarifa antes de entrar no veículo, como ocorre com o metrô.
O BRT da Radial vai ligar a Estação Artur Alvim do Metrô, na Zona Leste de São Paulo, ao Terminal Parque Dom Pedro II, no centro. O sistema deve receber 234 mil passageiros por dia.
ARICANDUVA:
Outro corredor que deve começar a ser feito em outubro e entregue em 2016 é o da Aricanduva.
Serão 14 quilômetros de extensão entre a Radial Leste e o Terminal São Mateus.
No entanto, este corredor deve ser mais simples e não deve ter, por exemplo, o sistema de pagamento antecipado da passagem de ônibus.
O corredor Aricanduva deve receber diariamente 190 mil passageiros por dia.
O secretário Jilmar Tatto garantiu que já há possibilidade da construção porque faltavam apenas as licenças ambientais que, segundo ele, devem ser liberadas nos próximos dias.
A maior parte dos recursos para a construção virá do PAC da Mobilidade, do Governo Federal.
Já os corredores da Avenida dos Bandeirantes da Avenida 23 de maio ainda estão com problemas de licenças ambientais e de justificativa de verbas para o TCM – Tribunal de Constas do Município.

Fonte:  Blog do Onibus

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