sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ônibus são aprovados em Curitiba pela FIFA, torcedores locais e turistas


Um balanço parcial feito pela FIFA e pelo COL – Comitê Organizador Local revela que os torcedores que foram à Arena da Baixada, em Curitiba, aprovaram o transporte público na região.
Segundo dados da entidade, divulgados pela prefeitura, das 39 mil pessoas que estiveram no estádio para assistir em telões a abertura da Copa do Mundo, que ocorreu em São Paulo no dia 12 de junho, e que depois participaram de uma festa, 20 mil utilizaram os ônibus e aprovaram.
A ligação entre o Aeroporto Internacional em São José dos Pinhais até estação Boqueirão, de onde era possível utilizar o “Ligeirão Azul” (ônibus biarticulado) até o estádio também recebeu avaliação positiva.
Da região central de Curitiba também partem ônibus elétricos híbridos, encarroçados pela Marcopolo com chassi Volvo. Os veículos são menos poluentes e mais silenciosos, aumentando o nível de conforto dos passageiros.
As alterações nos transportes em Curitiba preveem desvios de linhas para facilitar o acesso ao estádio e a outros pontos de interesse turístico e de serviços, criação de linhas especiais nos dias de jogos, e reforço da frota, com 146 viagens por hora para a região, aproximadamente um ônibus a cada 40 segundos.
As catracas das estações-tubo Oswaldo Cruz e Coronel Dulcídio forma liberadas para agilizar a passagem da linha Santa Cândida/Capão Raso.
Também nos dias de jogos, o Ligeirão/Boqueirão faz parada na estação Getúlio Vargas.
A maior demanda de passageiros para os jogos e pontos de festividades nos dias das partidas utiliza ônibus que passam pelos corredores da Sete de Setembro, República Argentina e Marechal Floriano.
ÔNIBUS HÍBRIDOS NO CIRCULAR COPA:
A linha de ônibus gratuita “Circular Copa” é operada com ônibus elétricos-híbridos.
Segundo a prefeitura de Curitiba, além da praticidade do serviço, o modelo dos veículos também agradou os turistas e torcedores da cidade.
Os ônibus são Marcopolo Viale BRS, que têm um design mais moderno, de chassi Volvo. Há um motor elétrico, usado para dar partida ao ônibus, nos momentos de saída das paradas e semáforos, e até o veículo chegar a aproximadamente 20 quilômetros por hora. Depois disso, quando o desempenho do ônibus é melhor habitualmente, começa a operar o motor diesel para movimentar o coletivo. Isso possibilita redução de 35% a 80% nas emissões de poluentes (dependendo do material),economia de 35% a 40% no consumo de diesel e uma operação mais silenciosa e confortável, sem problemas da vibrações por causa da troca de marchas, o que não é necessário neste tipo de ônibus.
Para primeira partida, estavam programados quatro veículos, mas devido à procura, a frota foi ampliada para oito ônibus.
Os ônibus circularam lotados.
A Urbs – Urbanização de Curitiba S.A., autarquia gestora do sistema, e as empresas de ônibus colocaram veículos em pontos estratégicos para atender às necessidades de momento de reforço de frota, que variavam de acordo com a aproximação da hora do evento. Para o final da atração, também houve estratégia de remanejamento de frota.
Houve reforço de mais um veículo também na linha para o Fan Fest da FIFA.
As paradas do Circular da Copa são:
Praça Rui Barbosa - em frente à Santa Casa, na rua André de Barros
Marechal Floriano, esquina com Marechal Deodoro
Praça Tiradentes em frente às Lojas Pernambucanas
Visconde de Nácar, próximo à a Rua 24 Horas
Visconde de Guarapuava, pista direita, entre Nunes Machado e Lamenha Lins Silva Jardim esquina com Desembargador Motta, perto do Pequeno Príncipe.

0 comentários:

Postar um comentário