sexta-feira, 11 de outubro de 2013

‘Sonic the Hedgehog’, muito mais do que o rival do Mario e Luigi




Nos anos 1990, o Mega Drive e o Super Nintendo disputavam os dedos dos gamers. E para isto, cada empresa investiu em um jogo exclusivo. Enquanto os japoneses apostavam no Mario e sua turma, a Sega resolveu colocar um bom investimento em um ouriço azul conhecido pelo nome de Sonic. A mesma rivalidade existente entre Fifa e PES, pautava os jogadores da época entre o animal e o italiano quebrador de blocos com a cabeça.
O porco-espinho mais famoso do mundo veio depois de uma longa busca da Sega por um substituto para Alex Kidd, que era o principal game da empresa. E para piorar, Mario disparava em vendas com a Nintendo. O primeiro nome para o personagem foi ‘Mr. Needlemouse’ (algo como Senhor Rato agulha), seguido de uma aparição rápida no: Red Mobile. Uma curiosidade sobre o sapato do Sonic: o desenho e as cores vermelhas foram inspiradas em Michael Jackson no álbum ‘Bad’, de 1987. Porém, alguns meses depois no ano de 1991, Sonic (já com o nome oficial) nas cor da Sega (azul) chegava em um dos cartuchos mais vendidos do Mega Drive 16-bit e fez muito garoto ficar na dúvida: ir com o famoso italiano Mario ou apostar no porco-espinho veloz para passar a tarde depois do colégio?


Como está na minha descrição no blog e por meio de um presente do meu pai, iniciei minha vida jogando no Mega Drive 16 bits e o ‘Sonic the Hedgehog’ veio como ‘brinde’ pela compra do videogame. Doutor Robotnik era juntamente como o porco-espinho, os grandes personagens do jogo. A história do jogo passa pelo antagonista, que transforma todos os animais da ilha em robôs. Além de roubar as setes esmeraldas que pertenciam ao local.
O jogo acontece na plataforma 2D e em torno do Sonic. O personagem pula, corre, liberta os animais dos robôs e destrói algumas paredes durante o jogo. Além disto, algumas fases especiais ajudam o jogador a conquistar várias argolas e recuperar os diamantes roubados.
Posso garantir as várias horas que joguei em busca de conquistar mais de 100 argolas e ganhar mais uma vida. Destruir o Doutor Robotnik também não era das tarefas mais simples, no entanto, com o passar do tempo foi ficando fácil. Em 2010, a Sega lançou Sonic para as plataformas mobiles iOS e Android. Porém, nada supera o prazer de abrir a caixa e tirar o cartucho, assoprar e ligar no Mega Drive para me divertir por longas horas.
Uma última curiosidade sobre o nome do jogo: ‘Sonic Hedgehog’ é o nome de uma proteína do corpo humano e o título não teve nenhuma relação com esta parte biológica.
O vídeo abaixo tem mais de 55 minutos com todas as fases, no entanto, vale apena apenas o começo para ouvir o clássico: ‘Seeeeega’ e o barulho do Sonic pegando as argolhas durante a primeira fase.

0 comentários:

Postar um comentário