Sejam bem vindos novamente amigos. No nosso último encontro deixamos em aberto uma questão importante sobre o Excel, que são os diversos tipos de formatação que temos.
Hoje trago para vocês uma planilha de controle de entrada, nosso interesse nesta planilha se encontra na sua primeira aba (Cadastro), em especial nesta nova série vamos sair um pouco da construção no sentido de formulas e resultados, para focar na construção no sentido visual.
Todo Excel tem uma aba onde podemos trabalhar texto, fontes e formatos. Hoje nós vamos falar a respeito disso. Ao observarmos na planilha veremos um formato especial logo de cara, não veremos as tão rotineiras linhas e colunas do Excel, mas não se preocupe, entenderemos por partes a construção visual desta planilha.
Obs: A planilha tem um bloqueio na primeria aba para não apagar as fórmulas acidentalmente. Caso você queria remover o bloqueio, basta clicar com o botão direito na aba e desbloquear, lembrando que toda vez que você utilizar a macro incluir ela será bloqueará novamente por segurnança.
Aba Cadastro da nossa planilha
Cor de fundo
Vamos ver a cor de fundo. Toda célula pode ser preenchida com uma cor, para isso vamos em Fonte, ali temos o item cor do preenchimento que é representado por um balde virando e embaixo tem um traço com a cor que está selecionada no momento. Como primeiro passo definimos qual cor vamos usar como base para esta planilha, escolhi um cinza bem claro para aproximar da cor padrão de uma janela de programa, apliquei esta cor em uma área que vai da célula A1 até a U22, isso criou um quadro dando proporção da área que vamos trabalhar dentro da planilha. A cor fica representando como seria uma janela de um programa.
Logo depois disto, selecionei uma nova área que vai da C3 até a S20 e coloquei uma nova cor que serão a base de destaque para os campos de preenchimento. Usei um pequeno truque com a linha 2 e 21 reduzindo seu tamanho e colorindo de um cor mais escura e de mesmo padrão da cor anterior para dar uma impressão de sombra, esta aplicação se faz também nas colunas B e T somente nas linhas ao redor do quadro. Pronto, criamos o quadro onde vamos especificar os campos de dados. Com esta pequena edição, criamos através do uso de cor uma área específica na planilha que está em foco e direciona o usuário da mesma no sentido de uso.
Dentro da tabela colocamos 7 campos com a cor externa para indicar os locais de inserção de dados, e mais 8 campos com a cor de sombra para os títulos dos campos. Notem que até agora não usamos nenhum recurso de edição avançado, apenas trabalhamos com formas e cores, isto é um item fácil e que pode fazer toda a diferença em uma planilha. Depois de criarmos o esqueleto da planilha vamos nos ocupar com seus campos, seleção de fontes e cores e um item que chamaremos a atenção que é o tipo de célula.
Tipos de dados no Excel
Sempre trabalhamos com vários tipos de dados em Excel, temos dados em texto para nomes de campos e campos descritivos, temos moeda para valores e temos contábeis também, disponíveis na Guia Início, Grupo Número, as categorias Moeda e Contábil servem para exibir valores monetários. Ou seja, você não precisa digitar “R$” e nem o “,00″ para valores inteiros. A própria categoria já inclui para você.
Mas quando utilizar um ou outro?
O que muda é a forma de exibição, observe que no formato Contábil o “R$” fica sempre alinhado à esquerda, os valores “zero” são representados por um traço “-” e os valores negativos ficam sempre entre parênteses diferente da moeda. Alem destes temos diversas formas de representar hora e data, e outros textos mais especiais como CPF ou CNPj.
É um pouco complicado entrarmos em todos os detalhes desses recursos, pois nosso objetivo aqui não é ensinar propriamente dito, mas direcionar o uso da ferramenta, porem caso ocorra uma dúvida, basta postar seu comentário que iremos responder na medida do possível.
Vamos agora falar de um campo em específico que é o campo hora. No Excel, na aba início, no item número temos formas pré-definidas para facilitar nosso cotidiano, lá podemos escolher qual será o padrão da célula, usando o que é mais comum. Porém se neste campo selecionarmos hora, o campo será tratado como "00:00:00" ou seja hora:minuto:segundo. Como a planilha que estamos trabalhando é pensada para preenchimento manual, os segundos são irrelevantes, então o que podemos fazer? Devemos selecionar o campo em que a hora será inserida, clicar com o botão direito, Formatar Células, Número, Categoria e escolher hora, ao selecionarmos isso, um pequeno quadro será mostrado e lá veremos qual opção é a padrão e também o restantes das opções. Neste caso escolhemos a opção HH:MM para que ao preenchermos a planilha ela fique no formato desejado. Se não tomarmos esse cuidado deixamos a tabela no formato de hora padrão (o programa entendera 20:00:00 o que não é nosso interesse).
Vamos recapitular? Nesta planilha nós vimos, Cores de fundo, Cores de Fonte, Tipo de Fonte, formato de células, tipos de células, dentro destas opções, utilizamos três formatos: Texto, Data e Hora.
Creio que seja para nosso primeiro encontro, um bom ponto de partida, retornaremos semana que vem falando de outras opções de formatação para uso em campos específicos e com finalidades específicas. E para me despedir, deixo um vídeo que mostra um pouco do que é possível fazer usando as ferramentas de edição e desenho do Excel, ainda não cheguei neste nível mas quem sabe um dia.
Fonte: Oficina da Net
Faça o Download da Planilha aqui
Faça o Download da Planilha aqui
0 comentários:
Postar um comentário