sexta-feira, 8 de junho de 2012

Com um homem a menos, Figueirense arranca empate do Corinthians

O Corinthians tinha tudo para vencer a primeira no Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira, contra o Figueirense. Com praticamente todos os titulares - somente o lateral-esquerdo Fábio Santos não jogou - e mais de 23 mil torcedores no Pacaembu, o time abriu o placar no primeiro tempo, viu um zagueiro rival ser expulso no início da segunda etapa e, mesmo assim, permitiu o empate por 1 a 1, que o mantém na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.



Agora com um ponto em três rodadas, o Corinthians está na 18.ª colocação e faz companhia ao seu arquirrival Palmeiras, além de Portuguesa e Náutico, na lista dos quatro piores clubes da competição. No domingo, às 17 horas, um time composto por jogadores reservas - já confirmados durante a semana pelo técnico Tite, tentará a reação contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.
O Figueirense, ainda invicto, chegou aos cinco pontos e ocupa a sexta colocação. Na rodada passada, havia empatado com o Fluminense, no Rio de Janeiro, e agora volta para casa para enfrentar a Ponte Preta, no domingo, às 18h30, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
O JOGO
Como era esperado, a partida começou com muita marcação. Por jogar em casa, o Corinthians teve mais posse de bola e, na base dos toques rápidos, chegava facilmente ao ataque. No entanto, mostrou o velho problema de sempre e, sem um homem de área, não teve qualidade nas conclusões ao gol de Ricardo. Foram nada menos que nove chances nos primeiros minutos, contra apenas uma do Figueirense, que pouco incomodou Cássio.

Até o gol de Danilo, aos 37 minutos, o Corinthians já tinha desperdiçado quatro boas oportunidades de abrir o placar - duas com o atacante Emerson, uma com Jorge Henrique e outra com o zagueiro Leandro Castán. O gol saiu em uma boa jogada pelo lado direito. Jorge Henrique e Alessandro tabelaram e o lateral cruzou na segunda trave, onde encontrou Danilo sozinho para cabecear cruzado e ver a bola bater na trave esquerda de Ricardo antes de entrar.
A segunda etapa teve o mesmo panorama da primeira. Com mais posse de bola, o Corinthians administrava o jogo e não deixava o Figueirense jogar. Aos 17 minutos, o zagueiro Anderson Conceição foi expulso e tudo parecia se encaminhar para uma tranquila vitória da equipe da casa. Tanto é que duas boas chances de gols foram desperdiçadas na sequência com Danilo e Leandro Castán.
Cômodo com o resultado e com o fato de ter um jogador a mais, o Corinthians relaxou e descuidou de seu setor defensivo. Aos 33 minutos, o lateral-esquerdo Guilherme avançou sozinho até a lateral da área e cruzou rasteiro para a pequena área. Livre, sem qualquer marcação, o atacante Caio teve tranquilidade para tocar para as redes.
No desespero para tentar o gol da vitória, o técnico Tite resolveu fazer substituições arriscadas. Tirou o zagueiro Chicão e o lateral-esquerdo Ramon e colocou Douglas e Elton, respectivamente. Antes do gol do Figueirense, o centroavante Liedson já havia entrado no lugar de Jorge Henrique, mas de nada adiantou e as vaias ecoaram no Pacaembu após o apito final.
CORINTHIANS 1 x 1 FIGUEIRENSE
CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Chicão (Douglas), Leandro Castán e Ramon (Elton); Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique (Liedson) e Emerson. Técnico: Tite.
FIGUEIRENSE - Ricardo; Pablo, Anderson Conceição, Canuto e Guilherme; Ygor, Túlio, Jackson e Roni (Aloísio); Júlio Cesar (Luiz Fernando) e Caio (Sandro). Técnico: Argel.
GOLS - Danilo, aos 37 minutos do primeiro tempo; Caio, aos 33 minutos do segundo tempo. CARTÕES AMARELOS - Ricardo, Túlio, Aloísio e Canuto (Figueirense).CARTÃO VERMELHO - Anderson Conceição (Figueirense) ÁRBITRO - André Luiz de Freitas Castro (GO). RENDA - Não disponível. PÚBLICO - 21.912 pagantes (23.048 no total). LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Atualizado às 23:28
LANCES DO JOGO
49min - Termina o jogo. Deu empate. Corinthians 1 x 1 Figueirense.
43min - A equipe corintiana continua chegando ao gol adversário, mas na afobação, sem grandes chances de marcar. E quando tem a chance, se precipita. Como Emerson, que cara a cara com o gol, com Ricardo deslocado, bateu de primeira e muito forte e assistiu a bola passar por cima do gol. 4 minutos de acréscimo.
37min - O Corinthians não soube aproveitar a vantagem numérica, parou de pressionar o Figueirense, diminuiu o rítmo de jogo com muitos toques na bola e acabou permitindo o empate. Muitos chutes paulistas contra a meta do goleiro Ricardo, mas pouca pontaria.
34min - Com um homem a menos, o Figueirense conseguiu subir pela lateral direita do time do Corinthians e cruzar para a área. Chicão não achou nada e Caio entrou com perfeição para mandar para as redes. Corinthians 1 x 1 Figueirense.
33min30s - GOOOOOL!!! Do Figueirense!! Caio!
27min - Tite tira Jorge Henrique e coloca Liedson em campo, tentando explorar a velocidade do jogador e aproveitar os espaços na zaga do Figueirense. A torcida aplaudiu muito tanto o jogador que entrou, quanto o que saiu.
23min - Após a expulsão de Anderson, o Corinthians passou a pressionar muito mais a defesa do Figueirense. O time da casa continua utilizando a bola parada como arma, explorando as faltas do visitante, mas agora chega por todos os lados e controla o jogo em todos os aspectos.
17min - Emerson Sheik parte em profundidade na ponta esquerda e é derrubado por Anderson, último homem da zaga. Cartão vermelho para o jogador do Figueirense, que já tinha cartão amarelo desde os 12min do primeiro tempo.
12min50s - O Corinthians toca muito bem a bola, mas sem objetividade, tem dificuldades em chegar à área do Figueirense. O time visitante, ao contrário, arrisca lançamentos mais longos e começa a se soltar em campo, vazendo o que não fez no primeiro tempo: levando perigo ao gol de Cássio.
7min50s - Nos momentos iniciais do segundo tempo, o Corinthians voltou a arriscar descidas pelo meio, mas sem conseguir resultado, voltou a tentar cruzamentos pelas pontas e, mais uma vez com Danilo, quase voltou a balançar as redes.
22h04min - Recomeça o jogo no Pacaembu!
22h01min - A bola volta a rolar no Pacaembu daqui a pouquinho. O Figueirense já está em campo, sem modificações.
45min - Apita André Luiz de Freitas Castro e encerra o primeiro tempo.
43min30s - Os dois times abusam das faltas para segurar o ataque, mas o Corinthians consegue transformar a bola parada em oportunidades pergiosas, enquanto o Figueirense tem muita dificuldade em chegar à área corintiana.
38min - Mais uma vez descendo pela ponta direita do ataque, Alessandro cruzou e achou Danilo sozinho dentro da área. O meia meteu a cabeça e abriu o placar. Corinthians 1 x 0 Figueirense
37min - GOOOOOL!!! É do Corinthians!! Danilo!
32min40s - Agora é a vez do Corinthians pressionar a saída de bola do Figueirense. Alex tomou uma bola da zaga catarinense e chutou a primeira finalização certa do jogo. Mas a bola saiu fraca e o goleiro Ricardo fez defesa fácil. O  Figueirense começa a valorizar a posse de bola.
27min - O Corinthians toca a bola, o Figueirense faz faltas e o jogo fica muito lento, o que parece funcionar para o time paulista, que surge em explosões no ataque, em lançamentos e jogadas individuais, com destaque para Jorge Henrique, que entrou em campo com fome de bola no primeiro tempo.
21min15s - A equipe do Corinthians continua explorando as laterais do campo, principalmente a lateral direita do ataque. Mas as melhores oportunidades parecem estar surgindo na bola parada (em escanteios, cobranças de falta e lateral) que vão permitindo ao time colocar a bola na área do Figueirense
17min - Enquanto Ralf era atentido para estancar um pequeno corte no rosto, o Figueirense se aproveita e chega três vezes seguidas com perigo com cruzamentos na frente do gol corintiano.
15min - O time do Figueirense tenta pressionar a saída de bola do Corinthians, mas como os atacantes não acompanham a jogada, deixam espaço pelas laterais, que o time paulista vai tentando explorar.
10min 20s - O Corinthians tem mais posse de bola que o Figueirense e toca muito a bola, o que tinha diminuído o rítmo do jogo, mas em duas oportunidades, em especial em lançamento que terminou num cruzamento de Danilo que não achou ninguém dentro da área, o time da casa vai começando a criar oportunidades.
3min27s - O Corinthians tenta pressionar a equipe do Figueirense no começo do jogo e Alex apareceu muito bem para chutar forte, mas por cima do gol do Figueirense. Nenhuma das duas equipes conseguiu ter domínio do jogo ainda.



0 comentários:

Postar um comentário