Hackerspaces são locais aonde pessoas com interesses comuns, geralmente em computadores, tecnologia, ciência, arte digital ou eletrônica podem se encontrar, socializar e/ou colaborar. O hackerspace pode ser visto como um laboratório aberto a comunidade incorporando elementos das oficinas, workshops e/ou estúdios onde os hackers podem se unir para compartilhar recursos e conhecimentos para construir e fazer coisas.
Ou, então, podemos dizer que "é um laboratório comunitário que propicia a troca de conhecimento e experiências, um local onde pessoas podem se encontrar, socializar, compartilhar e colaborar," conforme consta na página da Casa da Cultura Digital
Atividades típicas de um hackerspace incluem:
- aprendizado e troca de conhecimento
- apresentações e palestras
- atividades sociais, incluindo jogos e festas
- trabalho em projetos individuais ou em equipe
- desenvolver projetos, novos ou em andamento de hardware livre
- desenvolver software livre dependente de equipamentos específicos
- trabalhar em invenções pessoais ou em equipe
- trabalhar em projetos de arte como arte cinética
- desenvolvimento de jogos ou animações digitais
O que pode ser feito é limitado apenas pelas ferramentas disponíveis em cada hackerspace. Assim como os hackerspaces ao redor do mundo crescem em número de membros e em capacidade técnica, as possibilidades dos hackerspaces também crescem.
No mundo, existem 217 hackerspaces ativos.
No Brasil temos o Garoa Hacker Club (GHC), em São Paulo (criado na edição de 2010 da Campus Party), e inaugurado a pouco tempo o Laboratório Hacker de Campinas (LHC)
0 comentários:
Postar um comentário