quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Produção de ônibus cai em setembro, mas vendas subiram



O mercado de ônibus vendeu mais veículos em setembro do que produziu.
A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 04 de outubro, o balanço referente a produção de automóveis.
Segundo os dados, foram produzidos cerca de 3 mil ônibus em setembro, número 7,7% menor que agosto e 6,4% inferior a setembro do ano passado.
Mas o mercado continua otimista ainda. De acordo com a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em setembro foram emplacados cerca de 3 mil ônibus também, mas e relação às vendas, o número é 5,1% menor na comparação com agosto e 45,6% maior sobre setembro de 2012.
O cruzamento dos dados da Anfavea (produção) e Fenabrave (emplacamentos) mostra que as novas encomendas recuaram e que as fabricantes intensificaram as entregas.
Vale ressaltar que há uma diferença entre os dados de fabricação e venda de ônibus não só pelo tempo de emplacamento, mas pela forma como os ônibus são produzidos.
Em geral, o empresário compra o chassi e a carroceria separadamente e depois o ônibus é montado. O processo pode demorar de três a seis meses,dependendo da procura por determinado modelo.
Apesar do recuro de setembro, a indústria de ônibus continua otimista em relação ao desempenho de 2012, que foi prejudicado pela antecipação das renovações de frota em 2011 devido às mudanças de tecnologia de restrição à poluição, que deixaram os ônibus mais caros, e ao baixo desempenho da economia brasileira.
Para 2013, trazem boas perspectivas os preparativos de obras de mobilidade para a Copa do Mundo do ano que vem e Olimpíadas de 2016, o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, mesmo para cidades onde não vai haver os eventos esportivos, o Programa Caminho da Escola, que vai aquecer o mercado de ônibus de pequeno porte e novas licitações.
A produção de caminhões registrou queda de 9,2% de agosto para setembro, mas alta de 50% na comparação entre setembro deste ano e do ano passado. Em setembro de 2013, foram feitos 17 mil 100 caminhões.
Já em relação aos veículos pequenos, no caso de carros de passeio e utilitários leves, a redução do IPI- Imposto sobre Produtos Industrializados - ainda é refletida nos números de produção: foram feitas em setembro 311,9 mil unidades, o que significa queda de 2% em comparação com agosto e alta de 14,5% sobre setembro do ano passado.
Levando em consideração todos os tipos de veículos, setembro de 2013 teve alta de 15,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e baixa de 2,5% na comparação com agosto.

0 comentários:

Postar um comentário