segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Caminho é a Meta - Gandhi Hoje Johan Galtung


O Caminho é a Meta: Gandhi Hoje é um livro surpreendente. Mostra-nos um Gandhi bem diferente da imagem que muitos têm dele.
Como se sabe, o líder indiano jamais aceitou de bom grado o título de Mahatma (Grande Alma), com o qual se pretendeu alçá-lo a uma transcendência que ele nunca desejou. Ao contrário, Mohandas Gandhi era antes de tudo um homem prático, um líder cuja percepção integradora da realidade o fez recusar-se a vê-la segundo modelos simplificadores. Mais que isso, foi capaz de transformar essa visão ampliada em ações, em especial no plano social.
Gandhi mostra com grande clareza o que até hoje para muitos é difícil de entender: que os conflitos não devem ser adiados nem institucionalizados - devem ser resolvidos. Mas resolvê-los não quer dizer eliminá-los de todo, pois eles nem sempre são sinônimos de guerra muito menos de violência. Ao contrário, um certo grau de conflituosidade corresponde à tensão criativa tão necessária para a busca de soluções novas e, portanto, para o fortalecimento da democracia e da cultura de paz.


0 comentários:

Postar um comentário