sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

MELHOR IDADE É A PUTA QUE PARIU... Rui Castro.


Prazeres da melhor idade

Melhor idade é a puta que pariu – a melhor idade é de 18 aos 40 anos.

A voz em Congonhas anunciou: "Clientes com necessidades especiais,
crianças de colo, melhor idade, gestantes e portadores do cartão tal
terão preferência etc."

Num rápido exercício intelectual, concluí que, não tendo necessidades
especiais, nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito
cartão, só me restava a "melhor idade" - algo entre os 60 anos e a
morte.

Para os que ainda não chegaram a ela, "melhor idade" é quando você
pensa duas vezes antes de se abaixar para pegar o lápis que deixou
cair e, se ninguém estiver olhando, chuta-o para debaixo da mesa. Ou,
tendo atravessado a rua fora da faixa, arrepende-se no meio do caminho
porque o sinal abriu e agora terá de correr para salvar a vida. Ou
quando o singelo ato de dar o laço no pé esquerdo do sapato equivale,
segundo o João Ubaldo Ribeiro, a uma modalidade olímpica.

Privilégios da "melhor idade" são o ressecamento da pele, a
osteoporose, as placas de gordura no coração, a pressão lembrando
placar de basquete americano, a falência dos neurônios, as baixas de
visão e audição, a falta de ar, a queda de cabelo, a tendência à
obesidade e as disfunções sexuais.

Ou seja, nós, da "melhor idade", estamos com tudo, e os demais podem
ir lamber sabão.
Outra característica da "melhor idade" é a disponibilidade de seus
membros para tomar as montanhas de Rivotril, Lexotan e Frontal que
seus médicos lhes receitam e depois não conseguem retirar.

Outro dia, bem cedo, um jovem casal cruzou comigo no Leblon. Talvez
vendo em mim um Pterodátilo da clássica boemia carioca, o rapaz
perguntou: "Voltando da farra, Ruy?".


Respondi eufórico: "Que nada! Estou voltando da farmácia!." E esta, de
fato, é uma grande vantagem da "melhor idade": você extrai prazer de
qualquer lugar a que ainda consiga ir.

Primeiro, a aposentadoria é pouca e você tem que continuar a trabalhar
para melhorar as coisas. Depois vem a condução.

Você fica exposto no ponto do ônibus com o braço levantado esperando
que algum motorista de ônibus te dê uns 60 anos.

Olha a analise dele é rápida. Leva uns 20 metros e, quando pára, tem a
discussão se você tem mais de 60 ou não.

No outro dia entrei no ônibus e fui dizendo: "Sou deficiente".

O motorista me olhou de cima em baixo e perguntou: "Que deficiência você tem?"

- "Sou broxa!"
Ele deu uma gargalhada e eu entrei.
Logo apareceu alguém para me indicar um remédio.
Algumas mulheres curiosas ficaram me olhando e rindo.

Eu disse bem baixinho para uma delas: - "Uma mentirinha que me
economizou R$ 3,00, não fica triste não"
Bem. Fui até a pedra do Arpoador ver o por do sol.

Subi na pedra e pensei em cumprir a frase. Logicamente velho tem mais
dificuldade. Querem saber?

Primeiro, tem sempre alguém que quer te ajudar a subir: "Dá a mão aqui, senhor!"

Hum, dá a mão é o cacete, penso, mas o que sai é um risinho meio sem graça.

Sentar na pedra e olhar a paisagem.

É, mas a pedra é dura e velho já perdeu a bunda e quando senta sente
os ossos em cima da pedra, o que me faz ter que trocar de posição a
toda hora.

Para ver a paisagem não pode deixar de levar os óculos se não, nada vê.

Resolvo ficar de pé para economizar os ossos da bunda e logo passa um
idiota e diz: - "O senhor está muito na beira pode ter uma tontura e
cair."

Resmungo entre dentes: "só se cair em cima da sua mãe", mas, dou um
risinho e digo que esta tudo bem.
Esta titica deste sol esta demorando a descer então, eu é que vou
descer meus pés já estão doendo e o sol nada. Vou pensando – enquanto
desço e o sol não - "Volto de metrô é mais rápido."

Já no metrô, me encaminho para a roleta dos idosos, e lá esta um puto
de um guarda que fez curso, sei eu em que faculdade, que tem um olho
crítico de consegue saber a idade de todo mundo.

Olha sério para mim, segura a roleta e diz: - "O senhor não tem 65
anos, tem que pagar a passagem."

A esta altura do campeonato eu já me sinto com 90, mas quando ele me
reconhece mais moço, me irrompe um fio de alegria e vou todo serelepe
comprar o ingresso.

Com os pés doendo fico em pé, já nem me lembro do sol, se baixou ou
não se dane. Só quero chegar a casa e tirar os sapatos.

Lá estou eu mergulhado em meus profundos pensamentos, uma ligeira dor
de barriga se aconchega. Durante o trajeto não fui suficientemente
rápido para sentar nos lugares que esvaziavam.

Desisti. Lá pelo centro da cidade, eu me segurando, dei de olhos com
uma menina de uns 25 anos que me encarava. Senti-me o máximo.

Aprumei-me todo, estufei o peito, fiz força no braço para o bíceps
crescer e a pelanca ficar mais rígida, fiquei uns 3 dias mais jovem.

Quando já contente, pelo menos com o flerte, ela ameaçou falar alguma
coisa, meu coração palpitou.

É agora.

Joguei um olhar 32 (aquele olhar de Zé Bonitinho) ela pegou na minha
mão e disse: - "O senhor não quer sentar? Parece-me tão cansado?"

Melhor Idade?

Melhor idade é a puta que pariu!!!


... Eu sempre quis ter o corpo de um atleta. Graças ao Ronaldo
Fenômeno isso já é possível !!!...

"Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando
compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos
quarenta anos de vida, aprender a ficar calado." Millôr Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário