quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Projete sua Vida Profissional no Papel

Se você não sabe que rumo dar a sua carreira, não se desespere.

Você não é o único. É normal chegar a um ponto em que se fica perdido, ainda mais quando a escalada profissional nas grandes empresas é posta em xeque.
Aproveite para refletir: pegue uma folha de papel e desenhe sua “autobiografia”.
Fazer esse retrato profissional inclui a elaboração de uma espécie de currículo, listando todas as realizações passadas e verificando o que foi gratificante. Assim, fica mais fácil detectar quais são seus interesses, o que você gosta de fazer- e o que não suporta.
A próxima questão é: em que tipo de organização você quer trabalhar? Experiências passadas também podem ajudar. E, mais do que isso, perceba com quem você tem facilidade de trabalhar e com quem há conflitos.



Cruze esses tópicos e desenhe seu emprego “ideal”. Mas não se esqueça de “mergulhar” também no seu perfil, observando traços de personalidade e habilidades técnicas- isso é mais fácil depois de bate-papos com amigos e paarentes. Pense em como divide seu tempo entre várias atividades e qual seria o ponto de equilíbrio.
Agora você está pronto para traçar objetivos. Escreva quais são suas metas e em que prazo quer atingi-las. Mas seja modesto e “leve-as a sério”. Esse quadro possibilita saber quais pontos precisam ser desenvolvidos.
Como pode faltar tempo e dinheiro para aperfeiçoamento, é essencial estabelecer prioridades- sem deixar de avaliar barreiras e métodos de vencê-las. Exemplo: seu problema é conseguir falar inglês fluentemente. Pesquise escolas, reordene seu orçamento e suas atividades e estabeleça uma data “x” para começar a investir num curso. Com o tempo, as prioridades podem mudar e novos caminhos acabam surgindo. Com o planejamento vai ser mais fácil: é só reordenar sua planilha!

 
Fonte: Natalia Souza (@nathyprs)

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