segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como a Microsoft Perdeu o Bonde da Historia

É difícil prever o futuro, porque nós temos o hábito de raciocinar usando paradigmas familiares. Até as pessoas mais brilhantes estão sujeitas a essa falha da raça humana. Agora é a vez da Microsoft. Dona do sistema operacional que provavelmente roda no seu computador pessoal, a empresa que obteve o monopólio com o Windows e se esquivou da foice do Departamento de Justiça norte-americano para mantê-lo, enfrenta uma crise de meia-idade no momento em que o mundo volta seus olhos para os dispositivos portáteis. Esta é a história da Microsoft no mercado de sistemas operacionais portáteis, e de como essa história se relaciona com incursões anteriores e semelhantes da IBM Corporation e da Digital Equipment Corporation. Será que a Microsoft vai conseguir dominar os dispositivos portáteis?
Todos os holofotes voltados para os portáteis
Os dispositivos portáteis são a história da década na área de computação, e são incrivelmente populares.
O Gartner Group apontou um crescimento de 24% no mercado de smartphones no ano passado. Os netbooks só receberam essa classificação em 2007, mas mesmo assim já respondem por talvez 20% do mercado de laptops . O Tablet PC da Apple, o iPad, vendeu um milhão de unidades por mês desde sua chegada em abril de 2010, e as projeções são de 20 milhões de unidades vendidas em 2011 .
Quais tendências se escondem por trás deste crescimento insano?
Aqui vai uma. Nos últimos dois anos, as vendas de PCs portáteis têm aumentado consideravelmente, enquanto as vendas de desktops vêm caindo aos poucos. Quando falamos em "PCs portáteis", estamos falando de laptops, notebooks, netbooks e tablet PCs. Os dispositivos portáteis estão roubando as vendas dos desktops .
Outra: os smartphones estão canibalizando o mercado de celulares, e muitos especialistas preveem que eles acabarão substituindo os chamados "feature phones", que não são espartanos mas também não trazem tantos recursos quanto um smartphone. Em 2010, mais de 45,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos tinham smartphones. Esse segmento continua sendo o que cresce mais rápido no mercado de telefonia móvel. Os smartphones praticamente mataram os PDAs e outros dispositivos de mesmo tamanho que não oferecem a funcionalidade de telefone Tudo isso levou a especulações de que os smartphones possam de certa forma desbancar os laptops Em uma enquete do Lifehacker, 19% dos 3 mil entrevistados afirmam que os smartphones já haviam tomado o lugar de seus laptops
Apesar dos smartphones estarem crescendo, o fenômeno tecnológico do ano é o iPad. Apenas quatro meses depois de seu lançamento em abril, a Apple já havia vendido mais de 3 milhões de unidades Os tablet PCs estão no mercado há anos, mas a popularidade sem precedentes do iPad mudou, da noite para o dia, a ideia que o público tinha de um tablet.
Isso levou muitos analistas a afirmarem que, após duas décadas, os tablets finalmente conquistaram um segmento de mercado amplo, identificável e estável. Os analistas acreditam que os tablets estejam minando o mercado de computadores pessoais.
Uma pesquisa da CNet mostrou que 32% dos consumidores dizem não precisar mais de laptops e netbooks, graças aos seus iPads .
O Forrester Research deu sua própria interpretação sobre essa tendência. A fatia de mercado de desktops e laptops estaria encolhendo, com os netbooks mantendo uma fatia estável e os tablets aumentando sua participação:)
E o que significa isso tudo?
Estamos testemunhando uma mudança histórica na computação.
A empolgação, a inovação e o dinheiro estão se concentrando em dois novos mercados, que finalmente estão se tornando mais definidos após décadas de tentativa e vendas para nichos. Um desses mercados é o de smartphones, telefones que também são computadores - e câmeras, navegadores, clientes de e-mail e tweeter, editores de textos, geolocalizadores e o que mais se encaixar em um dispositivo portátil.
O outro mercado novo é o de tablets. O tablet é maior do que um smartphone e menor do que um netbook. O grande diferencial é a interface. O iPad não tem caneta, teclas ou mouse. Ele tem tela sensível ao toque (a múltiplos toques, na verdade), com sensores de proximidade e de luz ambiente, acelerômetro de 3 eixos, magnetômetro e controles via fone de ouvido.
Olhando por esse lado, os netbooks não trazem nada de novo. Eles são só laptops pequenos. Os netbooks são uma tecnologia tradicional de computação pessoal, com a interface tradicional dos PCs. O tablet, no entanto, é uma abordagem radicalmente diferente no entendimento de como as pessoas usam e interagem com os computadores.
Por anos, um grupo pequeno mas barulhento tem reclamado da falta de inovação na interface do PC. Bom, aí está a inovação, só que ela não está nem nos laptops nem nos PCs, mas sim nos tablets

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