A empresa chinesa BYD, que também está se instalando no Brasil, apresentou nos Estados Unidos o primeiro modelo norte-americano da marca de ônibus articulado elétrico que depende apenas de bateria para se movimentar.
O The Lancaster E-Bus, como é chamado pela companhia, tem comprimento de 18,9 metros e capacidade para 120 pessoas. Com apenas um carregamento das baterias, o ônibus pode ter uma autonomia de 270 quilômetros, segundo a fabricante.
O vice-presidente de vendas da BYD, Brendan Riley, disse na cerimônia de apresentação que uma das vantagens do ônibus elétrico com bateria é que durante o dia o veículo presta serviços e a recarga das baterias é feita na noite/madrugada, quando apenas 40% da capacidade de geração de sistemas de elétricos de médias e grandes cidades são utilizados. Com isso, seguindo ele, uma grande frota de ônibus deste tipo não obrigaria a ampliação das redes públicas de fornecimento já instaladas em municípios destes portes.
O tempo para desenvolvimento do veículo foi de dois anos e a apresentação ocorreu na EXPO American Public Transportation Association (APTA) 2014, em Houston.
O nome do ônibus faz alusão à cidade onde a BYD tem uma planta nos Estados Unidos. Foi nesta unidade que o veículo foi projetado e fabricado.
A BYD deve começar a fazer ônibus no Brasil, na planta de Campinas, interior de São Paulo, em 2015.
A empresa não informou se está nos planos em curto prazo a fabricação de ônibus articulados elétricos com baterias.
A companhia brasileira Eletra, em parceria com a japonesa Mitsubishi, testa desde março deste ano um ônibus elétrico movido por baterias articulado. O E-Bus é operado pela Metra, do mesmo grupo empresarial da Eletra, no trecho do Corredor Metropolitano ABD, entre a cidade de Diadema, no ABC Paulista, e a estação Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona Sul de São Paulo.
No stand da BYD na feira norte-americana, a chinesa também apresentou um ônibus de 12 metros movido bateria elétrica da Antelope Valley Transit Authority (AVTA).
A AVTA testou em agosto, período mais quente do verão Lancaster, o veículo de 12 metros com funcionamento total do ar-condicionado e sacos de areia totalizando 2 mil 382 quilos para simular a lotação completa de passageiros.
O ônibus saiu de Lancaster para o local da feira rodando em estradas de diferentes características.
Segundo a BYD, a economia na operação do modelo de 12 metros chamou a atenção. Para percorrer 2 mil 400 quilômetros, o gasto com energia elétrica foi de US$ 200.
O The Lancaster E-Bus, como é chamado pela companhia, tem comprimento de 18,9 metros e capacidade para 120 pessoas. Com apenas um carregamento das baterias, o ônibus pode ter uma autonomia de 270 quilômetros, segundo a fabricante.
O vice-presidente de vendas da BYD, Brendan Riley, disse na cerimônia de apresentação que uma das vantagens do ônibus elétrico com bateria é que durante o dia o veículo presta serviços e a recarga das baterias é feita na noite/madrugada, quando apenas 40% da capacidade de geração de sistemas de elétricos de médias e grandes cidades são utilizados. Com isso, seguindo ele, uma grande frota de ônibus deste tipo não obrigaria a ampliação das redes públicas de fornecimento já instaladas em municípios destes portes.
O tempo para desenvolvimento do veículo foi de dois anos e a apresentação ocorreu na EXPO American Public Transportation Association (APTA) 2014, em Houston.
O nome do ônibus faz alusão à cidade onde a BYD tem uma planta nos Estados Unidos. Foi nesta unidade que o veículo foi projetado e fabricado.
A BYD deve começar a fazer ônibus no Brasil, na planta de Campinas, interior de São Paulo, em 2015.
A empresa não informou se está nos planos em curto prazo a fabricação de ônibus articulados elétricos com baterias.
A companhia brasileira Eletra, em parceria com a japonesa Mitsubishi, testa desde março deste ano um ônibus elétrico movido por baterias articulado. O E-Bus é operado pela Metra, do mesmo grupo empresarial da Eletra, no trecho do Corredor Metropolitano ABD, entre a cidade de Diadema, no ABC Paulista, e a estação Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona Sul de São Paulo.
No stand da BYD na feira norte-americana, a chinesa também apresentou um ônibus de 12 metros movido bateria elétrica da Antelope Valley Transit Authority (AVTA).
A AVTA testou em agosto, período mais quente do verão Lancaster, o veículo de 12 metros com funcionamento total do ar-condicionado e sacos de areia totalizando 2 mil 382 quilos para simular a lotação completa de passageiros.
O ônibus saiu de Lancaster para o local da feira rodando em estradas de diferentes características.
Segundo a BYD, a economia na operação do modelo de 12 metros chamou a atenção. Para percorrer 2 mil 400 quilômetros, o gasto com energia elétrica foi de US$ 200.
Fonte: Blog Ponto do Onibus
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