segunda-feira, 27 de outubro de 2014

As promessas de Dilma na campanha eleitoral


Dilma Rousseff (PT) foi reeleita, neste domingo (26), para a Presidência da República. Em uma acirrada disputa com Aécio Neves (PSDB), a petista venceu com mais de 51% dos votos. Durante a campanha, diversas propostas foram levantadas e, pelos próximos quatros anos, cabe à população cobrar por suas realizações.
Obras públicas
Ponto frágil na candidatura de Dilma Rousseff, intensamente lembrado por Aécio Neves durante a campanha, as promessas de 2010 não entregues até hoje marcaram a disputa. Para os próximos quatro anos, a petista propõe o financiamento de obras com recursos públicos, auxiliando cidades e estados no investimento da malha ferroviária, rodoviária e fluvial.
Reforma Política
Dilma Rousseff propõe uma reforma política com a participação popular na decisão do tema. A presidente defende pebliscitos abordando o tema. Um dos pontos principais é o do financiamento privado empresarial das campanhas eleitorais. Para ela, o financiamento privado deve ser em doações nominais e não nas costumeiras quantias milhonárias empresariais.
Política Externa
Diferente de seu adversário no pleito, Aécio, que defendia a retomada de negociações com os estruturados blocos europeu e norte-americano, Dilma promete priorizar as conversas com países latino americanos e africanos, além de dar grande importância para o grupo dos BRICS, o qual o Brasil faz parte ao lado de Rússia, Índia, China e África do Sul.
Economia
O tema da inflação foi bastante explorado nestas eleições. Em crescimento, a taxa extrapolará os 6,5% estipulados como limite pelo governo. A presidente reeleita promete reduzir gradualmente a inflação, mantendo-a dentro dos 6,5% e continuando a valorizar o salário mínimo.
Programas Sociais
Carro-chefe dos governos do PT, os programas sociais permanecerão em pauta. Dilma diz que irá ampliar o "Minha Casa Minha Vida", com mais três milhões de residências sorteadas, juntamente do "Bolsa Família", que terá uma política de microcrédito para os beneficiários.
Mais Médicos
A medida paliativa criada em seu primeiro governo irá continuar. A presidente propõe o aumento do "Mais Médicos", além da criação de um complemento, o "Mais Especialidades", levando a um maior número de brasileiros a possibilidade de fazer exames labolatoriais.

0 comentários:

Postar um comentário