segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sporting/POR 1x0 Benfica/POR: Leão com passada mais larga


O Sporting bateu com inteira justiça o Benfica por 0x1 e conquistou a Taça de Honra da AF Lisboa no Estádio do Restelo. Os leões foram melhores e mostraram maior entrosamento, perante um Benfica desfigurado e que ainda apresenta muitas lacunas. Marco Silva tem aproveitado bem o trabalho de Leonardo Jardim, ao passo que a Jorge Jesus se pede que construa realmente uma equipa de raiz, ainda que faltem alguns internacionais e lesionados.

André Martins marcou o único golo ©Carlos Alberto Costa
Num ensaio que pretendia aproximar as equipas de um ritmo mais elevado, os dois treinadores apostaram em grande parte das suas melhores opções até ao momento, enquanto esperam pelo regresso dos internacionais e dos reforços que ainda poderão chegar.

Do lado encarnado, Jorge Jesus parece querer consolidar um quarteto defensivo enquanto Maxi Pereira, Luisão, Lisandro López e Djavan não estão aptos a poderem dar concorrência, tal como acontece na baliza, onde Artur Moraes vai aproveitando para mostrar serviço enquanto não chega um concorrente.

Nos leões, Marco Silva ritma o meio-campo ainda sem William Carvalho, com Oriol Rosell a somar mais pontos e com André Martins a querer demonstrar que merece continuar ao lado de Adrien Silva, apesar da maior concorrência.
Artur Moraes teve trabalho e respondeu bem ©Carlos Alberto Costa
Com a bola a rolar, foi ficando explícito, à medida que os minutos passavam, que os leões estavam bem mais rotinados do que as águias, ainda em busca do melhor entrosamento.

O meio campo de Jorge Jesus teve sempre muitas dificuldades em fazer frente ao adversário, nem tanto por João Teixeira (mais uma boa exibição do português, com excelentes apontamentos), mas sim por Talisca, por agora incapaz de se mostrar uma alternativa a Enzo Pérez.

Do outro lado, Carrillo dava mostras de querer finalmente mostrar serviço suficiente para explodir, tal como acontecia com Eric Dier na defensiva, ele que tenta mostrar-se alternativa à provável saída de Marcos Rojo.

A um ritmo aceitável para esta fase da temporada, era o Sporting quem criava mais perigo na primeira parte. O Benfica só num remate fortuito de Luís Felipe visou a baliza contrária, para além de ter tido um lance em que pareceu que Gaitán foi carregado em falta na grande área.

Tirando isso, era o Sporting quem mostrava serviço, numa aproximação contínua à baliza de Artur Moraes, que daria frutos. Primeiro, o remate de Carrillo acertou no poste, depois, o cruzamento do peruano haveria de encontrar André Martins no coração da pequena área para fazer o golo.
Sporting revalidou a conquista da prova ©Carlos Alberto Costa
O intervalo trazia necessidade de correções, sobretudo por parte de Jorge Jesus, que decidiu lançar Derley no reatamento da partida, para o lugar de um Óscar Cardozo que parece cada vez mais distante daquele que tantos anos se viu a festejar na Luz.

Contudo, foi outra vez o Sporting a entrar melhor e Adrien Silva teve um bom apontamento à entrada da área, com um remate de primeira que Artur sacudiu para canto.

O Benfica continuava muito deficitário nas transições e os inúmeros passes falhados na zona intermédia davam azo a que os sportinguistas se lançassem em rápidos contra-ataques que iam baralhando a defensiva contrária.

Na verdade, o Sporting só não venceu por números mais robustos porque Artur, Benito e Jardel se apresentaram em bom plano na ação defensiva, e também porque Fredy Montero ainda não recuperou a confiança de há um ano atrás.

Só nos últimos minutos, com as entradas de Candeias e de Bernardo Silva, se viram as águias mais espevitas, embora sem que fosse conseguido criar real perigo junto da baliza do seguro Marcelo Boeck, apenas chamado a intervir no último minuto dos desconstos para segurar um livre cobrado por Talisca.

Vitória justíssima do Sporting, que parece estar mais à frente do que o seu rival na preparação para a esta temporada.

O Jogo
Portugal AF LISBOA TAÇA DE HONRA 1ª DIVISÃO 2014/15
2014/07/20, 20:30
Lisboa
Benfica
Sport Lisboa e Benfica
0:1
Sporting
Sporting Clube de Portugal
André Martins 42' 


0 comentários:

Postar um comentário