quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Tito - A Profecia de Jerusalém - Vol. 1 - Jean-François Nahmias


Judéia, século I d.C.: a poderosa família dos Herodes reina na região, aliando-se a Roma para assegurar a grandeza do povo judeu. Bisneta de Herodes, o Grande, Berenice, uma jovem princesa de 13 anos, dá seus primeiros passos no jogo político. A fim de manter o poder, ela seduzirá seu próprio irmão, Agripa, nomeado por Roma para ser o rei da Judéia.
Na cidade de Rômulo, as intrigas políticas fervilharão enquanto se sucedem os imperadores Calígula, Cláudio e Nero. Ex-edil, Vespasiano, pai do jovem Tito, vê seu destino mudar ao sabor dos caprichos dos Césares.
Na Judéia, entretanto, explodirá uma revolta contra Roma. Nero então enviará Vespasiano ao local, à frente de uma legião de soldados e acompanhado por seu filho Tito. Ao chegarem à Palestina, eles se encontrarão com os príncipes aliados de Roma - e entre eles estará Berenice.
Tito e Berenice se seduzirão mutuamente, pensando atender apenas a interesses pessoais. Mal sabem que o amor irá perturbar seus anseios. A campanha na Judéia será coroada pelo absoluto sucesso. As cidades cairão, uma após outra, e Jerusalém se verá cercada pelo exército romano. Em Roma, porém, eclodirá uma guerra civil. Nero será deposto, e dois pretendentes passarão a disputar o trono.
Apesar da trégua com o restante da Palestina, o cerco a Jerusalém prosseguirá. Instigado por seu filho e por Berenice, Vespasiano se fará aclamar imperador por suas tropas, embarcando em seguida para a capital do Império, a fim de ser confirmado no trono pelo Senado. Ele então confiará a Tito o comando das operações na Judéia. Como a negociação, a intimidação e a fome não serão suficientes para vencer a resistência, Tito ordenará o assalto a Jerusalém. A cidade será saqueada, e o Templo de Salomão pilhado. Berenice será testemunha do desmoronar da cidade de seus ancestrais, impotente e ao mesmo tempo cúmplice do martírio do seu povo.
Uma profecia irá se cumprir: o vencedor de Jerusalém será o senhor do mundo. Tito irá suceder a seu pai. Ele será imperador, e Berenice, imperatriz - mas ela fará o juramento de ser a salvadora de seu povo.


0 comentários:

Postar um comentário