sexta-feira, 2 de agosto de 2013

As Correntes da Inquisição - Valerio Evangelisti


Vale d'Aosta Itália 1365. Na localidade de Châtillo numa forte suspeita de heresia é vinculada a uma seita há muito dada como extinta. Para investigar o caso o papa Urbano V envia seu homem de confiança - Nicolau Eymerich inquisidor-geral do reino de Aragão. Mas ao chegar à região o padre dominicano se vê diante de um mistério cuja solução envolve muito mais do que simples acusações de práticas demoníacas. Uma descoberta que séculos mais tarde seria friamente manipulada em prol de uma conspiração de objetivos bem mais sinistros.
Qual poderia ser a relação entre o surgimento de seres humanos de aspecto animalesco na Itália medieval e os experimentos feitos em um laboratório subterrâneo da Romênia do ditador Nicolae Ceausescu Ou entre o aparecimento de um padre do século XVI em pleno século XX e uma organização nazista que atua sob a fachada de uma instituição religiosa?
Em As Correntes da Inquisição Valerio Evangelisti funde narrativa histórica ficção coentífica thriller político e romance de intriga numa trama que vai muito além da simples perseguição a seitas hereges. Nas mãos daquele que é considerado o mais inventivo autor italiano da atualidade uma missão à primeira vista rotineira do padre Nicolau Eymerich - autor do célebre Directorium Inquisito rumo manual do inquisidor - ganha contornos grandioso se o que parece estar em jogo é não apenas a sobrevivência da fé católicamas o próprio futuro da humanidade.
Em dois planos temporais distintos mas habilmente interligados Eymerich é o adversário em um complexo jogo no qual cultos heréticos e ciência genética se misturam e se confundem na busca pelo poder e pela imortalidade.


Fonte: Caminhos da Sabedoria

0 comentários:

Postar um comentário