quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Stuxnet: O Virus da Oportunidade

O ataque mais sofisticado já realizado. É dessa forma que pode ser resumido o Stuxnet, um vírus para computadores cujas origens são desconhecidas, mas especula-se que tenha sido obra de um governo. A praga não tem o intuito de roubar dados bancários ou exibir anúncios. Na verdade, ela ataca sistemas usados no controle de equipamentos industriais, e teria chegado a infectar sistemas usados em instalações nucleares do Irã e da Índia.
Para conseguir essa façanha, o vírus utilizou brechas graves e antes desconhecidas no Windows, impedindo que qualquer proteção fosse capaz de pará-lo. Agora, pesquisadores estão descobrindo que ele também é bem difícil de ser removido.
O Stuxnet foi detectado em junho mas especialistas afirmam que essa versão do vírus foi criada em março. Ela ganhou notoriedade por forçar a Microsoft a lançar uma correção de emergência no início de agosto. Neste mês, a Microsoft informou que o Stuxnet – em sua versão de março - usava um total de 4 falhas desconhecidas e que duas delas permanecem sem correção. A segunda falha foi corrigida no pacote mensal de setembro. Mas a mesma Microsoft afirma que a primeira versão do Stuxnet foi criada em janeiro de 2009.
A falha no processamento em atalhos corrigida em agosto estaria sendo usada pelo Stuxnet desde março porque essa versão inicial teria fracassado em atingir os alvos desejados. Os principais alvos do vírus são sistemas de controle de automação e monitoramento industrial, conhecidos pela sigla SCADA. O vírus é capaz de infectar projetos de programação na linguagem Step 7, usados em sistemas desse tipo desenvolvidos pela Siemens. Esse comportamento estaria levando o vírus a reinfectar alguns computadores.
No entanto, segundo a Siemens, os equipamentos atacados pelo Stuxnet não são certificados para serem usados em usinas nucleares. Não se sabe se o Irã teria desconsiderado essa recomendação e usado um equipamento do gênero mesmo assim. O Irã afirmou que a praga teria infectado 30 mil computadores.
A Siemens afirma que tem conhecimento de apenas 12 complexos industriais que teriam sido infectados. A empresa confirma que o vírus é capaz de interferir com sistemas industriais “de forma específica e em uma combinação específica de automação e configuração”, além de roubar dados, mas que “esse comportamento não foi verificado na teoria e na prática”, porque é preciso conhecer o uso específico do controlador industrial para determinar os efeitos que a modificação teria.
Além do Irã, instalações nucleares da Índia também foram atingidas e acredita-se que a infecção teria começado em território indiano. A usina de Bushehr não seria o alvo. Especialistas alemães especularam que a principal preocupação de Israel e dos Estados Unidos com relação ao Irã é a usina de Natanz. Essa usina sofreu, segundo uma fonte da Wikileaks, um grave acidente em meados do ano passado, que levou ao pedido de demissão do então chefe das operações nucleares do país.

0 comentários:

Postar um comentário