sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Gmail agora mostra o motivo pelo qual marcou uma mensagem como importante

Em agosto o Gmail ganhou um recurso interessante para organizar a caixa de entrada de quem vive com o e-mail lotado: a caixa prioritária. O serviço separa automaticamente as mensagens importantes com base num algoritmo próprio, além de permitir que os usuários marquem mensagens como importantes e desmarquem as que o sistema detectar incorretamente.
Agora algumas alterações no algoritmo foram feitas para torná-lo ainda mais rápido, aprendendo melhor como as mensagens devem ser classificadas.

Mas o destaque mesmo é um aviso que aparece na dica de tela do ícone da mensagem prioritária. Basta passar o mouse (e aguardar, dependendo do navegador) para ver o motivo pelo qual aquela conversa foi marcada como importante. Pelo menos você pode matar a curiosidade.

Entre os casos mais comuns estão as pessoas da conversa (seus contatos frequentes), o nível de interação da conversa (com muitas mensagens e respostas, com sua participação), as palavras na mensagem (que provavelmente tenham ligação com suas outras conversas importantes) e é claro, as que você tiver marcado como importante.
O recurso foi bem recebido mas nem todo mundo usa. Se não quiser basta ignorar a seção "Caixa prioritária" e se concentrar no link "Entrada", do menu do Gmail. Se quiser ocultar a opção basta ir nas configurações, seção Marcadores, e clicar para ocultar a caixa prioritária. Vale destacar que há duas entradas relacionadas a ela na tela de opções: a "Caixa Prioritária" se refere à caixa geral, que separa as mensagens em grupos das importantes, com estrela e as demais. Já a opção "Importante" é um filtro que exibe apenas as importantes. Quem não gosta das sugestões pode optar por ocultar as duas.
Algumas sugestões (ou reclamações, quem sabe) podem ser enviadas na página do Product Ideas para a Caixa Prioritária. Por lá também dá para votar nas idéias já enviadas que você gostar. Não há garantias de que as sugestões sejam aplicadas ao serviço, mas provavelmente as mais votadas uma hora ou outra serão incorporadas.

0 comentários:

Postar um comentário