segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Fonte de Alimentação - Medindo o Consumo

Medindo o consumo

Existem no mercado dispositivos destinados a medir o consumo elétrico dos aparelhos, que podem ser instalados entre o PC e a tomada. Eles podem ser encontrados em casas especializadas em materiais elétricos ou comprados online. Um dos mais baratos é o "kill a watt", que custa em média 30 dólares (mais postagem) se comprado no exterior. Ele mostra a tensão, corrente, consumo e também o consumo cumulativo em um determinado período

Ele é útil para medir o consumo do PC e de outros aparelhos e também para acompanhar na prática as variações nas tensões da tomada, diferença de consumo entre watts e VA (veja a explicação no tópico sobre PFC), consumo cumulativo em kWh e assim por diante.

A primeira função "Volt", simplesmente exibe a tensão atual fornecida pela tomada (true RMS). Embora a tensão nominal na maioria das cidades seja 127 volts, você notará que o valor varia ligeiramente ao longo do dia, de acordo com o nível de uso da rede. Essa variação normal não é prejudicial, já que boas fontes com PFC ativo são capazes de trabalhar com qualquer tensão entre 90 e 264 volts.

A segunda opção mostra o consumo em amperes. Normalmente, você precisaria fazer as contas para obter o consumo em watts, mas ele faz isso automaticamente usando a terceira opção. Se a tensão atual é de 127V e o PC está "puxando" uma corrente 0.89 amperes, por exemplo, o consumo atual seria de 113 watts.

Você perceberá que o consumo do PC varia rapidamente, o que é perfeitamente normal, já que os componentes são ativados e desativados de acordo com a carga de trabalho. Isso te obriga a acompanhar a variação durante algum tempo para ter uma estimativa mais exata do consumo médio. Se a ideia é monitorar o consumo, uma boa opção é usar o botão "KWH Hour", que mostra o cumulativo. Basta deixar o PC ligado por algumas horas e depois calcular a média.

Concluindo, temos também a função "Hz", que simplesmente mostra o número de ciclos da corrente elétrica (no Brasil são usados 60 ciclos por segundo) e as funções "VA" e "PF", que são relacionadas ao fator de potência da fonte. Em uma fonte com PFC ativo o fator de potência será quase sempre de 0.96 ou mais e o consumo em watts e VAs será quase o mesmo, mas em uma fonte antiga, sem PFC, o fator de potência será muito mais baixo e os dois valores serão bem diferentes. Estudaremos mais sobre isso no tópico sobre PFC

Fonte: Guia do Hardware

0 comentários:

Postar um comentário