Ao mesmo tempo em que crescem os movimentos pró-bike em boa parte do país,
também é verdade que muitos adeptos das bicicletas seguem vivenciando inúmeras
agruras no trânsito, o que ajuda a desestimular o uso desse meio de transporte não
poluente e que não congestiona a cidade.
O Movimento Salvador Vai de Bike listou algumas informações relevantes, baseadas
no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de reforçar que os ciclistas também
devem ter o acesso respeitado às ruas, avenidas e estradas brasileiras, sem
sofrerem qualquer tipo de discriminação e/ou agressão. Os dados são os seguintes:
1 - O CICLISTA NÃO É UM OBSTÁCULO NAS VIAS.
Ele faz parte do trânsito;
2 - A BICICLETA É UM VEÍCULO.
E pelo Código Brasileiro de Trânsito Brasileiro (CTB), pode circular pelas ruas e
estradas assim como carros e motos;
3 - É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA DIRIGIR AMEAÇANDO CICLISTAS.
Você pode até perder o sei direito de dirigir (Art. 170);
4 - Ao ultrapassar uma bicicleta, RESPEITE A DISTÂNCIA LATERAL DE 1,5M
entre ela e o seu veículo;
5 - É INFRAÇÃO GRAVE COLAR NA TRASEIRA DE UMA BICICLETA
ou apertá-la contra a calçada (ARt. 192);
6 - O carro deve sempre DAR PREFERÊNCIA DE PASSAGEM AO CICLISTA.
É lei (Art. 214).
Vale lembrar também que ciclista legal respeita as regras de trânsito, os motoristas
e os pedestres. Em uma cidade sustentável, os diferentes meios de transporte convivem
harmonicamente, o que traz uma série de benefícios para a mobilidade urbana e a
sociedade de uma forma geral.
Fonte: Mercado Etico
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