A empresa Suzantur anunciou nesta quinta-feira que fará no domingo, dia 28 de setembro de 2014, a apresentação de 42 veículos zero quilômetro para o sistema de transportes de Mauá, na Grande São Paulo.
A companhia de ônibus foi considerada vencedora pela prefeitura de Mauá após um polêmico processo licitatório. A Suzantur vai operar sozinha todas as 49 linhas de ônibus municipais de Mauá.
Antes de descredenciar as duas operadoras de ônibus anteriores, Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros, o prefeito Donisete Braga e o ex-secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio, prometeram à população que o monopólio dos transportes não voltaria no município. Até 2010, os serviços eram prestados exclusivamente por Baltazar José de Sousa com as empresas Viação Barão de Mauá e Viação Januária.
A partir desta data, entrou na cidade a Leblon Transporte de Passageiros com 88 ônibus zero quilômetro, já com itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Após ser palco de disputas judiciais entre a Leblon e Baltazar com empresários ligados a ele, os transportes de Mauá registraram mais uma polêmica.
Donisete Braga e Paulo Eugênio acusaram a Leblon e a Viação Cidade de Mauá de supostas consultadas não autorizadas ao sistema de bilhetagem eletrônica.
A acusação não foi consenso nem na própria prefeitura. Em 27 de junho de 2013, a procuradora do município, Thaís de Almeida Miana, recomendou uma nova sindicância e acatou os argumentos da Leblon de que as consultas não só foram autorizadas pela prefeitura, como as empresas receberam treinamento por parte de funcionários do poder público.
A recomendação não foi seguida por Paulo Eugênio e Donisete Braga.
O caso ainda é discutido judicialmente.
CARACTERÍSTICAS DOS ÔNIBUS:
De acordo com o contrato de licitação, a Suzantur tem de apresentar até dezembro 248 ônibus zero quilômetro.
Até o final de outubro, devem estar em circulação 57 veículos novos.
Além destes ônibus, a empresa já havia adquirido 13 ônibus zero quilômetro.
A frota da Suzantur é ainda uma das maiores reclamações da população de Mauá.
Antes mesmo da licitação, a empresa começou a operar por um contrato emergencial.
A companhia colocou nas ruas ônibus usados que eram de empresas como Oak Tree (que faliu na cidade de São Paulo), Viação Estrela de Mauá (de Baltazar José de Souza e, posteriormente, David Barioni Neto – que tentou tirar a Leblon de circulação), Viação Guaianazes (de Ronan Maria Pinto), Viação Piracicabana (de Constantino de Oliveira), Mobibrasil (de Niege Chaves) e companhias do Rio de Janeiro.
Todos os ônibus que serão apresentados à população são de motorização Euro V, que seguem os atuais padrões internacionais de restrição de emissão de poluentes, e possuem itens de acessibilidade, como elevadores para cadeira de rodas e bancos especiais que obedecem os padrões em vigor para obesos, portadores de deficiência física, gestantes e pessoas que se recuperam de procedimentos cirúrgico.
Do total de 57 ônibus novos, os modelos possuem as seguintes características:
15 convencionais de motor dianteiro
02 de 15 metros de comprimento e três eixos, de motor dianteiro
10 micro-ônibus
30 midis (micrões).
Não serão apresentados ônibus articulados.
Hoje a frota de Mauá conta com 210 ônibus. Alguns ainda são da Viação Cidade de Mauá, que ainda opera, apesar do descredenciamento. A prefeitura optou por retirar a Leblon de uma só vez e a empresa de Baltazar de maneira gradativa, alegando questões jurídicas.
Até o final do ano, a frota deve aumentar para 248 veículos.
A empresa também terá de instalar 300 novos abrigos nos pontos.
A companhia de ônibus foi considerada vencedora pela prefeitura de Mauá após um polêmico processo licitatório. A Suzantur vai operar sozinha todas as 49 linhas de ônibus municipais de Mauá.
Antes de descredenciar as duas operadoras de ônibus anteriores, Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros, o prefeito Donisete Braga e o ex-secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio, prometeram à população que o monopólio dos transportes não voltaria no município. Até 2010, os serviços eram prestados exclusivamente por Baltazar José de Sousa com as empresas Viação Barão de Mauá e Viação Januária.
A partir desta data, entrou na cidade a Leblon Transporte de Passageiros com 88 ônibus zero quilômetro, já com itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Após ser palco de disputas judiciais entre a Leblon e Baltazar com empresários ligados a ele, os transportes de Mauá registraram mais uma polêmica.
Donisete Braga e Paulo Eugênio acusaram a Leblon e a Viação Cidade de Mauá de supostas consultadas não autorizadas ao sistema de bilhetagem eletrônica.
A acusação não foi consenso nem na própria prefeitura. Em 27 de junho de 2013, a procuradora do município, Thaís de Almeida Miana, recomendou uma nova sindicância e acatou os argumentos da Leblon de que as consultas não só foram autorizadas pela prefeitura, como as empresas receberam treinamento por parte de funcionários do poder público.
A recomendação não foi seguida por Paulo Eugênio e Donisete Braga.
O caso ainda é discutido judicialmente.
CARACTERÍSTICAS DOS ÔNIBUS:
De acordo com o contrato de licitação, a Suzantur tem de apresentar até dezembro 248 ônibus zero quilômetro.
Até o final de outubro, devem estar em circulação 57 veículos novos.
Além destes ônibus, a empresa já havia adquirido 13 ônibus zero quilômetro.
A frota da Suzantur é ainda uma das maiores reclamações da população de Mauá.
Antes mesmo da licitação, a empresa começou a operar por um contrato emergencial.
A companhia colocou nas ruas ônibus usados que eram de empresas como Oak Tree (que faliu na cidade de São Paulo), Viação Estrela de Mauá (de Baltazar José de Souza e, posteriormente, David Barioni Neto – que tentou tirar a Leblon de circulação), Viação Guaianazes (de Ronan Maria Pinto), Viação Piracicabana (de Constantino de Oliveira), Mobibrasil (de Niege Chaves) e companhias do Rio de Janeiro.
Todos os ônibus que serão apresentados à população são de motorização Euro V, que seguem os atuais padrões internacionais de restrição de emissão de poluentes, e possuem itens de acessibilidade, como elevadores para cadeira de rodas e bancos especiais que obedecem os padrões em vigor para obesos, portadores de deficiência física, gestantes e pessoas que se recuperam de procedimentos cirúrgico.
Do total de 57 ônibus novos, os modelos possuem as seguintes características:
15 convencionais de motor dianteiro
02 de 15 metros de comprimento e três eixos, de motor dianteiro
10 micro-ônibus
30 midis (micrões).
Não serão apresentados ônibus articulados.
Hoje a frota de Mauá conta com 210 ônibus. Alguns ainda são da Viação Cidade de Mauá, que ainda opera, apesar do descredenciamento. A prefeitura optou por retirar a Leblon de uma só vez e a empresa de Baltazar de maneira gradativa, alegando questões jurídicas.
Até o final do ano, a frota deve aumentar para 248 veículos.
A empresa também terá de instalar 300 novos abrigos nos pontos.
Fonte: Blog do Onibus
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