sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Grupo dono da Vivo compra a GVT por 9,3 bilhões de dólares


Nos últimos meses, havia fortes rumores acerca da venda do provedor de internet banda larga GVT. Após muitas especulações do mercado, finalmente a Vivendi vendeu seu serviço conexão. Agora, a nova dona da GVT é a espanhola Telefónica, tendo adquirido o patrimônio por 7,2 bilhões de euros (ou 9,29 bilhões de dólares).
Há um bom tempo que o mercado encontrava-se cercado de rumores acerca dessa transação. As especulações apontavam que tanto a TIM quanto a Vivo estariam interessadas na compra da GVT. Não demorou muito e a própria TIM veio à público desmentir que estava interessada na compra do provedor de internet. Afinal, na época, a Telecom Italia (dona da TIM Participações S.A.) ainda estava enfrentando problemas por conta de sua parceria com a Telefónica (dona da Vivo). As duas juntas, no Brasil, estavam sendo vistas como um monopólio. Com a TIM fora do páreo, a Telefónica intensificou suas negociações com a Vivendi
Agora, por 9,3 bilhões de dólares, a Telefónica finalmente adquiriu do grupo Vivendi a GVT. Além do dinheiro, a ex-dona do provedor de internet vai receber uma participação de 7,4% na Telefónica Brasil. Ainda, a dona da Vivo entregou sua participação de 8,3% do capital votante na Telecom Italia (ou 5,7% do seu capital social total) para o grupo Vivendi.
Logo, além do dinheiro e das ações da própria Telefónica, a Vivendi ainda ficará com a fatia da Telecom Italia que antes pertencia à dona da Vivo. Esse último fato confirma a notícia de que a empresa espanhola iria se desfazer da sua parceria com a TIM após adquirir a GVT. Não obstante, a alternativa para a Vivendi seria obter mais 4,6% da Telefónica, porém a ex-dona da GVT preferiu ficar com a participação da Telecom Italia.
Toda a controvérsia entre a Telefónica e Telecom Italia com relação ao risco de monopólio entre a TIM e a Vivo foi cessada com essa negociação. Agora, portanto, a companhia espanhola não possui mais vínculo com a italiana.
A intenção da Telefónica é integrar a GVT à sua marca Vivo no Brasil. Dessa forma, poderá oferecer acesso tanto na internet móvel quanto na banda larga fixa em solo nacional.

Fonte: TudoCelular

0 comentários:

Postar um comentário