quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Após um ano de acidente, compartilhamento entre trens de carga e de passageiros não tem data para acabar de fato‏


Atrasos, barulho quase ensurdecedor e até risco de acidentes.
Essa é a rotina de quem usa os serviços da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos por causa do compartilhamento entre as composições de carga e para passageiros.
Segundo a CPTM, apenas em uma das seis linhas da companhia, os trens não precisam dividir espaço. Trata-se da linha 9 Esmeralda Osasco/Grajaú.
Nas demais, muitas vezes nas estações, os passageiros são surpreendidos em pleno horário comercial por lentas, pesadas e enormes composições que passam com vagões de carga a perder de vista.
O tema ganhou notoriedade mais uma vez em 18 de setembro de 2013, exatamente um ano atrás, quando na linha 7 Rubi (Jundiaí / Francisco Morato / Luz) um trem de carga da MRS Logística descarrilou próximo da estação de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, e atingiu uma composição de passageiros, ferindo ao menos 16 pessoas.
Na ocasião, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que após 2016 não queria mais que os dois tipos de trens usassem as mesmas vias férreas.
Ele explicou que em 1992, data oficial da criação da CPTM, foi firmado um convênio com o Governo Federal para que as composições de carga pudessem usar os ramais de passageiros. Este convênio tem duração até 2016.
Depois deste prazo, a CPTM não será mais obrigada a ceder espaço para os cargueiros.
No entanto, são poucas as obras para a segregação. Hoje, a maior parte das intervenções ocorre no ramal da linha 7, onde ocorreu o acidente.
No entanto, a companhia não dá ainda nenhum prazo certo para que os trens de passageiros sigam com exclusividade nas suas vias.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, hoje dos 75 trens de carga que passam pela malha da CPTM, ao menos 25 dividem o espaço com as composições para passageiros.
Atualmente os trens de carga circulam nos trilhos de passageiros entre às 22 horas e 03 horas e depois das 10 horas às 15 horas.

0 comentários:

Postar um comentário