A conhecida médium paranaense Zélia Carneiro Baruffi lança agora o quarto livro psicografado, de autoria do escritor desencarnado Celmo Robel, sob a denominação "O Último Passageiro", com 192 páginas, publicado pela Editora EME, de Capivari-SP.
A narrativa começa com a trajetória do personagem central Jesiel, desencarnado há um certo tempo, deslocando-se na erraticidade até atingir o recinto no plano material em que se realiza um trabalho de teor mediúnico, onde, conduzido por amparadores espirituais escreve uma mensagem psicográfica através de sua grande amiga Margarida.
O autor efetua, então, um "flash-back" e relata algumas ocorrências de sua existência encarnada, o relacionamento conflituoso com a sua primeira esposa Cecília, motivado pelo excessivo ciúme dela, a separação conseqüente, as dificuldades experimentadas na convivência com o seu filho Ariel.
A seguir, ele apresenta aos leitores o trio dos personagens vinculados às atividades médicas: a enfermeira Margarida, o irmão Pedro, o marido e médico André, a tia Louise e a vida operosa levada por essa família.
No desenvolvimento do enredo envolvendo esses personagens, os princípios e as atividades da Doutrina Espírita são expostos de forma mitigada e de fácil compreensão, mesmo para aqueles que têm pouca vivência nessa área de atuação, e os procedimentos adotados pelos participantes do drama são condizentes com a ética propugnada por Allan Kardec.
Como é mencionado na capa do livro, trata-se de um "romance repleto de emoções vividas pelos personagens, em seus encontros e desencontros nos dois planos de vida, espiritual e material. As explicações sobre as causas dos sofrimentos terrenos e na espiritualidade, as experiências, os aprendizados, as derrotas e as conquistas dos Espíritos encarnados e desencarnados que fazem esta narrativa, permitem ao leitor perceber quão perfeitas são as lei divinas, pois Deus, Pai amantíssimo, a ninguém desampara e concede a todas as Suas criaturas ilimitadas oportunidades de progresso".
Trata-se, pois, de uma obra que pode ser lida com agrado tanto por espíritas de longa vivência doutrinária como por iniciantes. Tudo leva a crer que os leitores já descobriram tal fato, porquanto, tendo sido lançado em final de novembro último, já se encontra em sua segunda edição.
O autor espiritual Celmo Robel, mentor desencarnado da médium, relata uma de suas vidas na matéria, ocorrida no período medieval, no Oriente Próximo, na primeira obra de sua autoria, de modo que, s.m.j., pode-se dispensar a sua apresentação.
A médium Zélia Carneiro Baruffi é filha do renomado advogado e jornalista espírita Victor Ribas Carneiro e esposa do médico tisiologista e poeta Walter Baruffi, que exerce há seis anos o cargo de vice-presidente da ADE-PR. Exerceu o magistério até 1982. Participa ativamente do movimento espírita há mais de meio século, tanto na assistência social, como nos trabalhos mediúnicos. Psicografou os romances ditados pelo escritor espiritual Celmo Robel "Sob o Céu de Bagdá" e "Amarga Trajetória" (resenhado pelo signatário em Informativo ADE-PR de julho/agosto de 2003) e escreveu o relato biográfico do seu pai no livro "Sonho de um Vencedor" (também resenhado pelo signatário no mesmo periódico, no número correspondente a março-abril de 2005).
0 comentários:
Postar um comentário