sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Google ficará com quase 6% da Lenovo quando vender a Motorola


O Google ficará com uma participação de 5,94% na Lenovo, a maior fabricante mundial de computadores pessoais, quando estiver concluída a venda da Motorola.
O negócio entre as duas empresas foi anunciado na semana passada. Comprar a fabricante de telemóveis custará à Lenovo 2910 milhões de dólares (aproximadamente 2100 milhões de euros), muito menos do que os 12.500 milhões que o Google tinha pago.
A multinacional chinesa pagará 660 milhões de dólares em dinheiro, 750 milhões em ações e mais 1500 milhões em dinheiro, ao longo de três anos. Os 750 milhões em ações corresponderão a 5,94% do capital, especifica agora um documento da Lenovo, entregue ao regulador da Bolsa de Hong Kong (nesta sexta-feira, a comunicação da Lenovo ao regulador gerou confusão e levou a que muitos media noticiassem que o Google iria comprar uma participação na companhia chinesa).
O principal acionista da Lenovo é a Legend Holdings, uma empresa com investimentos nos sectores financeiro, imobiliário e de tecnologias de informação, que tem perto de 33% do capital. O presidente executivo, Yang Yuanqing, tem uma participação de 7,5%.
A Lenovo, que se tornou líder no mercado dos PC depois de ter comprado este negócio à IBM, é o quarto maior fabricante de smartphones, de acordo com a analista IDC. Tem uma uma quota de mercado de 4,5% e vendas sobretudo na China. A compra da Motorola permitirá uma entrada em mercados onde não tem presença, como a América do Norte e a América Latina. As duas companhias têm uma quota de mercado combinada de 5,4%.
Também no mês passado, a Lenovo anunciou a compra do negócio de servidores empresariais da IBM, por 2300 milhões de dólares. A empresa americana receberá cerca de 300 milhões em ações.

0 comentários:

Postar um comentário