terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Análise Pplware ao smartphone LG G2


Como afirma o slogan de lançamento do LG G2: “Não é só smart. Foi centrado em si”. E realmente é. Não obstante do lançamento dos novos modelos do iPhone e do Galaxy Note 3, este modelo não pode ser ignorado pela conjugação quase perfeita da sua capacidade de desempenho com o seu design irrepreensível e uma bateria que resiste a uma utilização mais intensiva. É sem dúvida um produto certeiro no campo dos smartphones.
Vamos conhecer o LG G2 noutra perspectiva!
A análise que se segue é fruto da experiência de algumas semanas, duas em concreto, nas mãos de uma utilizadora comum que acaba por exprimir a opinião de quem usa um smartphone no dia a dia, como 99% dos comuns mortais. Podia o resultado ser mais positivo depois de vistas por aqui as primeiras impressões :
É o que o artigo nos vai explicar de seguida.
Esteticamente, o LG G2 é sem dúvida inovador. Logo de inicio é ousado. Pelo ecrã expansivo, pelas cores vibrantes e pelo arrojo de colocar os botões de controlo na parte traseira do telemóvel. Pode parecer pouco natural ou até mesmo confuso os botões estarem na parte traseira, mas trata-se apenas de uma questão de tempo para habituação, pois com apenas algumas semanas de utilização realmente parece fazer todo o sentido para se poder usufruir ao máximo de um telemóvel com estas características. De certeza que a LG deu o primeiro o passo que os rivais irão seguir.
O posicionamento dos botões na parte traseira não adiciona qualquer volume nem desconforto para quem o utilizar e a sua forma ligeiramente curva torna-o mais ergonómico ajustando-se bem à mão do utilizador.
Um design que impressiona ao primeiro contacto
O ecrã do LG G2 é deslumbrante logo de inicio. As suas 5,2 polegadas de ecrã Full HD IPS é realmente um “wow factor“. A moldura circundante está reduzida ao mínimo ( uns 2,65mm) o que permite potenciar ao máximo a sua utilização e usufruir das aplicações oferecidas. A oferta gráfica é de qualidade superior e a experiência de visualização de cores é surpreendente. Estas apresentam-se vibrantes e mais naturais que nunca, a nitidez é realmente impressionante o que permite estar a atento a todos os detalhes em alta resolução. Mesmo para quem não têm hábitos de multimédia no telemóvel o mais natural é render-se ao desempenho deste modelo, de verdade!
Aliada à questão do ecrã, o LG G2 traz consigo uma poderosa câmara de 13 megapixels que beneficia de um sistema de OIS (optical image stabilization) que estabiliza o ponto de foco da imagem aumentando assim a nitidez e a precisão. Permite ainda gravar videos com 1080p Full HD, mas aqui há que tratar bem da questão da luz mais apropriada para a captura de video senão a qualidade pode deixar a desejar.
As cores... sim as cores projectadas por este ecrã capturam a atenção
As cores… sim as cores projectadas por este ecrã capturam a atenção
É possível escolher vários modos de fotos que permitem adaptar a foto a tirar à maioria dos ambientes: dinâmico, noite, desporto, panorâmico. Inclui também algumas ferramentas que permitem dar um toque diferente às fotos, como por exemplo fotos sequenciais, fazer cortes de algumas partes integrantes da foto, auto-focus etc. Cada modo vem com um pequeno tutorial o que ajuda sempre. Na parte frontal a câmara é de 2.1 megapixels que não desaponta.
Ainda no campo das fotos, acrescentaria um pequeno detalhe: as fotos nocturnas mostraram alguma falta de qualidade, especialmente no que toca à estabilização da imagem. Desapontou aqui um pouco devido ao que  se espera de um modelo deste calibre.
O som é mesmo muito bom – sem dúvida um nível acima dos demais smartphones – e o volume é facilmente manuseado nos botões da parte traseira. Logo que os earphones são inseridos aparece-nos um menu de atalho para as aplicações de música,video, YouTube e para o próprio telefone. Um extra simples mas prático e que poupa tempo. As chamadas decorrem com um som bastante limpo, sem qualquer atraso ou perda de qualidade mesmo com aplicações a correrem não existe qualquer latência.
O conjunto que a LG fornece é de boa qualidade, incluindo a case
O conjunto que a LG fornece é de boa qualidade, incluindo a case
Para que todos estes pontos inovadores funcionassem, temos de constatar o óbvio: a bateria teria de corresponder. E neste caso, é realmente uma surpresa. Vem equipado com uma bateria lithium/polymer de 3000 mAh, e com um uso intensivo pode chegar até 2 dias, incluindo abertura de aplicações (Facebook, YouTube, jogos vários, etc), chamadas e SMS – tudo depende da actividade mais ou menos massiva de cada utilizador. Na minha experiência, em que o LG foi usado mais como telemóvel e máquina de fotográfica e com a curiosidade de uma ou outra aplicação, a bateria tem resistiu cerca de 1 semana completa sem necessidade de carga.
O smartphone está sustentado no sistema operativo Android 4.2.2 Jelly Bean, em que a interface LG reúne, penso, todas as funções e características de se querer num telemóvel de última geração. Na óptica do utilizador, marca pela simplicidade e fiabilidade – são os adjectivos a descrever na minha utilização. Tem alguns extras que são novidade como o Knock-On (explicarei mais abaixo) e em termos de aplicações está realmente lançado para uma faixa etária mais jovem que acaba por privilegiar o uso da Internet, ao explorar aplicações que integram as redes sociais, email, jogos, música e video. Para as questões do dia a dia, as aplicações cumprem com as necessidades e, na minha óptica, podiam ter ido um pouco mais além oferecendo mais algumas ferramentas de trabalho, mas é apenas uma opinião…
Rápido… bastante rápido a abrir aplicações e na transição entre elas
É de certeza um dos telemóveis mais rápidos do mercado actualmente e isso deve-se ao processador Snapdragon 800 2.26 Ghz Quad Core. As aplicações são lançadas de forma muito rápida – basta verem a comparação LG G2 vs. Samsung Galaxy 4, e a gestão multitarefas é muito fácil sem que se registe qualquer lentidão ou perda de dados.
A navegação, quer entre o menu das aplicações quer a utilização (em simultâneo com o Q-Slide) das mesmas surge de forma muito natural e intuitiva. Tem uma funcionalidade muito prática que consta em bloquear/desbloquear o ecrã com um duplo click no ecrã – Knock-On – bastante funcional.
Em relação aos jogos os gráficos estão no ponto certo e a combinação dos mesmos com o ecrã Full HD IPS consegue fazer esquecer a questão dos lapsos de tempo e de imagem.
Em resumo, o LG G2 apresenta pontos muito fortes que acabam por distância-lo dos demais: o ecrã e o processador. E não há como fugir do quanto é entusiasmante esta combinação. O G2 é um pacote muito forte que realmente tem de ser considerado na escolha de um smartphone.
Do ponto de vista de uma mulher, pelo seu tamanho requer uma mão maior do que o comum e perde pelo facto de não permitir acrescentar cartões de memória, contudo, para o utilizador comum os 16 GB base são capaz de ser suficientes. Quem precisa de mais pode procurar o modelo de 32 GB.
Veredicto: seu eu compraria este smartphone? Com o devido orçamento nem olhava para trás, pois nas gamas Android é do melhor que poderia ter passado por aqui…ainda bem que estamos perto do Natal, não é Mário Sousa? Tanto o design como a performance foram aliados e muito bem conseguidos pela LG. 

Características:
• Sistema operativo: Android 4.2.2 Jelly Bean
• Processador: 2,26 GHz / Quad Core / Qualcomm Snapdragon 800
• Bateria: Li-Po 3000 mAh
• Dimensões: 138,5 x 70,9 x 8,9 mm
• Peso: 143 g
• Ecrã: 5,2\” / Full HD IPS / Resolução: 1920×1080 pixéis / 423 ppi / Corning Gorilla Glass 2
• Som: Audio Jack 3.5mm
• Memória: Interna: 32 GB /16 GB / RAM: 2 GB
• Micro-USB
• Micro-SIM
• Conectividades: Bluetooth: 4.0 / Wifi: IEEE 802.11 a/ac/b/g/n / NFC
• Câmara: 13 Megapixéis / Estabilização óptica de Imagem (OIS), Auto-Focus, Zoom Super Resolução / Flash: LED / Vídeo: 1080p full HD / Frontal: 2,1 Megapixéis
• Redes: 4G: LTE / 3G: 850/900/1900/2100 MHz / GSM: 850/900/1800/1900 MHz
• GPS: aGPS.

0 comentários:

Postar um comentário