quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como se comportar no primeiro emprego


A melhor maneira de se preparar para o primeiro emprego é, sem dúvida, fazendo estágios. O estágio nos prepara para lidar com as situações mais adversas, nos ensina a lidar com os colegas de trabalho, criar relações e estabelecer contatos essenciais para a evolução de nossas carreiras. Mas se você não se sente preparado para o primeiro emprego, mesmo após ter passado por um período de estágio em alguma empresa, observe nossas dicas.

Como se comportar no primeiro emprego

Cumpra seus horários

É importante ter consciência de que o cumprimento do horário demonstra não só a sua disciplina, mas também seu respeito pela empresa. Então, chegar cedo no trabalho é uma questão de atenção, dedicação e principalmente respeito. Atitudes que são muito valorizadas pelo empregador.

Relacione-se bem com a sua nova equipe de trabalho

A sua equipe de trabalho deverá ter uma dinâmica própria, e você poderá se sentir um tanto quanto deslocado logo de início. Mas mesmo em situações como esta, convém ser atencioso, comunicativo e simpático com todos. Evite apenas se sentir à vontade demais, mantenha a postura e procure não extravagar.

Tenha iniciativa

Procure ter iniciativa para aprender as funções do seu trabalho a fim de se sair bem em suas atividades. Observe tudo e a todos, buscando aprender mais e mais rápido. Se não souber, aprenda, se estiver confuso, esclareça, se precisar, pergunte. Funcionários ágeis estão entre os mais fixados no mercado.

Vista-se adequadamente

Cada empresa adota o estilo de vestimenta que lhe convém. Alguns desses estilos são mais formais, outros menos, mas o importante é você estar vestido adequadamente. Pesquise sobre o melhor tipo de roupa para trabalhar na empresa para a qual deverá iniciar como empregado, antes do início de suas atividades.

Trabalhe demonstrando aquilo que sabe

Se você foi colocado num setor que não lhe agrada, procure ser ágil e demonstre que também pode atuar em outras áreas da empresa fazendo networking. Conversando com pessoas, se relacionando e auxiliando todas elas, e até demonstrando o quanto você pode ser útil em outros setores. Esta atitude poderá favorecer que seja recolado na empresa em outra área de atuação, ou enviado para a seleção de uma  vaga relacionada ao que sabe fazer de fato.

Seja competente em sua função

Evite erros, mantenha o foco e a concentração, assim, mesmo que esteja um pouco nervoso, poderá se sair bem nas suas atividades dentro da empresa em que trabalha.

0 comentários:

Postar um comentário