domingo, 26 de junho de 2011

Livro: Morte em Venesa & Tonio Kroger - Thomas Mann


Este livro reúne duas novelas, Morte em Veneza (1912) e Tonio Kröger (1903), que enfocam o papel da criação estética-intelectual e outros temas essenciais a Thomas Mann.
Este é o enredo de A Morte em Veneza:
O compositor alemão Gustav Aschenbach parte para Veneza a fim de se recompor de um colapso gerado por seu trabalho estressante. Lá ele conhece um jovem belíssimo chamado Tadzio, que lhe parece estátua grega, de face serena e expressão de suave gravidade.
O ar pesado e céu plúmbeo de Veneza deprimem Aschenbach. E só a visão de Tadzio pode reanimar seu espírito.
Fascinado e completamente atraído pela beleza do rapaz, Gustav decide ir embora antes de cometer uma loucura. Porém, sua bagagem é enviada por engano para outra cidade italiana. E assim, ele terá que adiar a sua partida.
Nas ruas da cidade o temor pela cólera asiática gera um êxodo dos que querem se proteger contra a doença. E é nessa Veneza vazia e solitária que Aschenbach sai a procura do jovem Tadzio. Por mais que seu coração murmure, ele não pode confessar à Tadzio a paixão que provocaria um escândalo constrangedor para ambas as partes. Só lhe resta a dor de um amor impossível e o desejo ardente em seu peito.

0 comentários:

Postar um comentário