domingo, 19 de julho de 2015

Porque se atira arroz aos noivos ?

casamento é um momento de grande importância na vida de um casal. Desde o vestido da noiva, ao smoking do noivo, passando pela escolha das alianças, e pelo local para o copo-de-água, tudo é escolhido e preparado com grande rigor e antecedência, para que no grande dia esteja tudo pronto para brilhar e dar as boas-vindas à nova vida do casal.
Tal como todos os momentos marcantes, também o casamento é repleto de hábitos, tradições e superstições. Mas nestas alturas até os mais descrentes destas práticas, acabam por testemunhar e encorajar determinados costumes, porque na verdade, e como diz o ditado “mais vale prevenir do que remediar”.

O habitual lançar de arroz aos noivos é uma dessas práticas que por mais anos que passem, não deixa de fazer parte desta tradição cerimonial. Este ritual contém uma série de simbologias, significados e tradições, que remontam à China Antiga.

Atirar arroz aos noivos, casamento


A origem

Esta tradição tem mais de 4 mil anos de história e provém da China Antiga, onde o arroz é símbolo de prosperidade, felicidade e abundância. Na altura acreditava-se que o arroz atraía a felicidade, a sorte, a longevidade e a fertilidade, prometendo assim a reprodução de gerações vindouras.
Foi, então, com base nesta crença, que a prática começou a ganhar cada vez mais expressão, percorreu várias gerações, até chegar aos dias de hoje.

A lenda

Rege a lenda que um Mandarim (um alto funcionário público na China Antiga), para dar provas da sua fortuna, pediu que uma chuva de arroz fosse atirada sobre a sua filha após a cerimónia de casamento, uma vez que acreditava que este pedido demonstrava não só a sua riqueza, como também o seu amor de pai.
Desde essa altura, que o gesto se repete no final da cerimónia, acabando mesmo por se propagar por todo o mundo.

bolas-sabao-noivos-casar-casamento

Nos dias de hoje

Depois dos noivos darem provas de amor eterno, no tão sonhado “sim”, os convidados juntam-se à entrada da igreja para desejarem votos de felicidade e prosperidade. Apesar de este ritual ser uma prática comum, em alguns locais é necessário ter autorização da igreja para que tal acontecimento, já que o arroz é extremamente escorregadio e pode dar aso a acidentes entre os convidados.
Para não magoar os noivos é aconselhável lançar o arroz para cima, de forma a cair como se chuva se tratasse, e nunca na direção do rosto. É certo, que os convidados querem a melhor sorte para os noivos, mas não é preciso lançar quilos de arroz para que esse desejo se concretize. Uma mão cheia (cerca de 150 gramas) é suficiente para dar um bonito efeito visual e permitir ao fotógrafo captar este momento.

0 comentários:

Postar um comentário