quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como fazer SOMA Condicional no Excel

A soma condicional pode se tornar muito útil se nós aderirmos e tomarmos conhecimento dela. A mesma consiste em somar duas listas de parâmetros com base em critérios de condição. Aprenda a fazer soma comum no excel.
Esta função é dividida em três intervalos representados a seguir:=SOMASE(intervalo_origem; critériointervalo_soma), onde:
intervalo_origem: é a lista/coluna, de onde advém as células que possuem as informações dos valores;
critério: posto entre aspas, esta será a condição a ser procurada e somada dentre os valores contidos na coluna de origem. Pode ser representado por palavras ou números;
intervalo_soma: é a lista/coluna onde estão presentes os valores que serão somados, seguindo o critério da condição.
Há distintas formas de expressar um critério de soma, como as relacionada a seguir:

SOMA COM CONDIÇÕES ESPECÍFICAS

Esta consiste em somar os valores que apresentam o critério de condição específico.
Vamos supor, por exemplo, que os vendedores de uma determinada loja recebem pontos referentes às vendas que realizam. E, no término de uma semana de trabalho, queira contabilizar-se o total de pontos feitos por um determinado vendedor. Para isto, siga estes passos:
1 - Transponha os dados à planilha do Excel, conforme se segue, e reserve uma célula separada onde irá ser aplicada a função a fim de descobrir o valor de pontos buscado.
2 - Agora, vamos aplicar a função de soma condicional para descobrir o total de pontos obtidos pelo vendedor um, ou seja, irá ser somado, dentre os nomes contidos nas células B2 a B11, as que constaremVendedor 1, que é o nosso critério específico, apontando que os valores numéricos estão representados na célula C2 a C11. Usaremos, então, a seguinte função:
=SOMASE(B2:B11;"Vendedor 1";C2:C11), obtendo o resultado final.
E, sucessivamente, para alcançarmos os pontos obtidos pelo vendedor dois, usaremos a mesma função, apenas trocando o critério de Vendedor 1 para Vendedor 2.

SOMA COM CONDIÇÕES NÃO ESPECÍFICOS

É possível somarmos células com critérios não específicos, tanto com números quanto com palavras, fazendo o uso de sinais adicionais. Dentre os mais utilizados temos:
  • <> : significa exceto; serão somados os demais valores exceto os que conterem este critério.
Como exemplo, iremos pegar uma planilha contendo uma relação de compras feitas por determinados clientes, em dias aleatórios, em um pequeno armazém, e que não efetuaram o pagamento. Queremos saber quanto o armazém tem a receber de seus clientes, exceto as contas de Pedro, as quais o mesmo acabou de pagar. Para isso, iremos usar a função: =SOMASE(B2:B11;"<>Pedro";C2:C11), onde irá ser somado, dentre os nomes contidos nas células B2 a B11, exceto o de Pedro, os valor das células C2 a C11.
Obtemos assim o total ao qual o armazém tem direito de reeber.
  • > ou < : maior ou menor; serão somados os valores maiores ou menores do que o apresentado no critério.
Considere uma planilha contendo os pontos obtidos por 10 alunos que realizaram um teste. Dentre estes, queremos saber o total de pontos desta turma, sendo que, para ser contabilizado, teve-se ter, no mínimo, 6 pontos. Para que seja possível encontrar o resultado, usaremos a função =SOMASE(B2:B11;">6"), onde entre os valores das células B2 a B11, serão somados os que forem maiores que 6.
 
Aplique a função e obtenha o total de pontos acima de 6.
Faremos, agora, o inverso, ou seja, somando os valores menores que 6, utilizando a função=SOMASE(B2:B11;"<6 strong="">.
E obtendo o total de pontos inferiores a 6.

SOMA COM MAIS DE UMA CONDIÇÃO

Existe a possibilidade de se utilizar mais de uma condição na mesma função, porém, esta irá apresentar uma maior complexidade. Portanto, é aconselhado não usá-la, pois o programa possui um limite de argumentos para as funções, onde poderá ocorrer, caso faça uso da mesma, erro de resultado ou, até mesmo, uma solução desconhecida.
Enfim, aprenda cada vez mais sobre Excel, uma ferramente muito útil e prática que poderá fazer toda a diferente em sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário