quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Uso de servidores desafia pequenas e médias empresas

Entre as pequenas empresas, uma prática comum é utilizar um computador para executar as funções de um servidor. O que a maioria dessas organizações desconhece é que essa prática traz riscos às máquinas e, por consequência, às informações armazenadas nesses equipamentos. Quando as empresas colocam um desktop comum para compartilhar arquivos ou fazer o papel de um servidor de impressão isso pode sobrecarregar esse equipamento. "Muitas vezes essas máquinas não são feitas para ficarem ligadas sete dias por semana, 24 horas por dia” explica o gerente de desenvolvimento da Intel, Marcel Saraiva. Exatamente com o intuito de ajudar pequenas e médias empresas a melhorar a produtividade, a partir da criação de redes de computadores mais eficientes e seguras, Intel, Itautec e Microsoft desenvolveram ações para conscientização desse público. Segundo o coordenador de comunicação da Itautec, Alexandre Barbosa, um servidor traz mais robustes, segurança e confiabilidade para a empresa. "É isso que um pequeno e médio empresário tem que pensar na hora de avaliar como é que vai fazer a infraestrutura de tecnologia dele", explica.


Outro quesito essencial a um bom servidor é o sistema operacional, que difere dos computadores tradicionais. Ele tem funções específicas e um desafio: funcionar direto e sem travar. Para isso, esse tipo de equipamento conta também com uma proteção de memória para evitar perdas.

"Uma série de assistentes possibilitam que até uma pessoa leiga possa efetuar tarefas como compartilhamento de diretórios, arquivos, impressora e backup", garante o gerente-geral de servidores e ferramentas da Microsoft, Antônio Moraes. Além do mais, diferente do que possa parecer, os servidores mais simples, que atendem pequenas e médias empresas, não são muito mais caros do que os PCs comuns, vendidos em lojas de varejo.

Fonte: OlharDigital

0 comentários:

Postar um comentário