quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mensagem do dia 11-02-2011 - Engenharia Pessoal ou Arte?

Mestre Drummond em seu poema O Homem; as viagens, indaga: “ Mas que coisa é o homem?”


Pensadores de muitas eras nos afirmam que o ser humano é um mix corpo e espírito, Isto é, possui uma dimensão material e outra imaterial, e somente na convivência harmônica entre suas duas dimensões a plena realização pessoal é possível.

A dimensão material está ligada à sobrevivência e às realidades mais objetivas da vida pessoal e em sociedade. É por influência do corpo que buscamos o progresso, o desenvolvimento científico e tecnológico, buscando o máximo possível de conforto e bem-estar. Geralmente, associamos o corpo com as capacidades objetivas da mente e com o mundo fenomênico, o mundo das coisas percebidas pelos nossos sentidos mais corriqueiros , a realidade material tangível. O espírito, por sua vez, geralmente está associado aos valores intangíveis, como os sentimentos mais profundos e os prazeres mais essenciais da existência humana. O corpo está associado ao kronos, o conceito grego de tempo mensurável, que passa e carrega consigo tudo e todos ao envelhecimento e à degeneração. Já o espírito está associado ao kairós e ao aion, o tempo das oportunidades e a eternidade, respectivamente, onde todas as coisas se renovam e encontram sua plenitude. O corpo é chamado de homem exterior, enquanto o espírito é chamado de homem interior. O corpo é a dimensão que nos coloca em busca de sobrevivência e sucesso. O espírito nos mobiliza na busca por significado.

Por estas razões, a espiritualidade diz respeito às capacidades humanas mais subjetivas como criatividade, intuição e sensibilidades múltiplas, que nos capacitam a lidar com o belo, o afetivo, o prazeroso, em detrimento das capacidades racionais mais objetivas, como raciocínio e a lógica, que nos capacitam a lidar com as realidades mecânicas da vida.

Quando falamos em espiritualidade, portanto, não estamos necessariamente falando de práticas religiosas, mas sim, e essencialmente, das dimensões menos exploradas das capacidades e potencialidades humanas. O ser humano integral é bio-psico-espiritual. E ninguém duvida que o ser humano que desenvolve todas as suas dimensões é capaz de melhor desempenho em todas as áreas da vida. Este é o território do assombro, a casa da Filosofia e da Arte. Ferramentas utilíssimas ambas neste nosso ofício de viver.



0 comentários:

Postar um comentário