segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Informática nas empresas

Como todos sabem, estamos envolvidos em uma grande revolução tecnológica, onde muitos investimentos estão sendo feitos nesta área, lançamentos quase que diariamente, além de inovações e praticidades trazidas através destas. Já a informática, como grande precursora de interação mundial entre computadores e pessoas, tem se tornado uma ferramenta intransponível à vida das organizações, sendo indispensável em todos os setores.
Devido a todo este crescente desenvolvimento e automatização computacional, é praticamente impossível encontrar, nos dias de hoje, alguma empresa não utilize a informática em pelo menos um de seus setores. Esta tem sido usada para transmissão/interação de informações e dados de setor a setor, atividades como contabilização e controle de funcionários, busca de informações sobre concorrência e sua situação no mercado atuante, entre outras tantas. Porém, uma das principais utilizações que as empresas fazem com a informática, como de grande poder agregativo, é a automatização de processos rotineiros que, desde sua implantação, tem sido responsável por uma grande redução de custos, pois antes estas atividades eram exercidas manualmente.
Desde o século passado o ramo da tecnologia deu um grande salto em todos os seus aspectos, revolucionando o modo como as organizações agiam, desempenhavam o seu trabalho, enfim, no seu processo global de geração de riquezas. Esta revolução, por sua vez, veio só a agregar mais valor aos seus produtos/serviços, atendimento e agilidade para com seus clientes.



Os objetivos perseguidos pelas empresas ao adotarem inovações tecnológicas variam bastante, mas geralmente são de natureza aquisitiva. As pressões dos clientes, por sua vez, também estão presentes, mas muitas organizações tem objetivos internos importantes, como a atualização, redução de custos, aproveitamento de recursos, tanto como sua gestão geral.


Intranet

A intranet é muito usada para troca de informações e dados dentro de uma empresa. Sendo um sistema de rede interna e fechada, a intranet possui acesso somente para os funcionários, impedindo que terceiros tomem conhecimentos das atividades da organização, podendo conter, dentre as suas ferramentas, possibilidade de troca de mensagens instantâneas entre funcionários, fóruns ou sistemas de gerenciamento de sites ou serviços online.
Este sistema de comunicação pode ser usado, também, em forma de nuvem, ou seja, as informações e dados úteis aos demais setores da empresa são disponibilizados no sistema, podendo os funcionários responsáveis por estes terem acesso. Portanto, uma de suas principais características, está em sua segurança, por se tratar de um sistema privado, fechado, onde cada empresa possui o seu.



Há duas formas de acessibilidade da intranet: uma consiste em basicamente um sistema que é instalado as máquinas do ambiente organizacional, permitindo interações entre todas; já a outra, é um sistema online, isto é, através da internet, onde os funcionários acessam-no com seus respectivos login e senha, podendo ter acesso as mesma informações. Porém, este último pode apresentar um nível maior de insegurança no que tange ao vazamento de informações e invasão do sistema por hackers. No entanto, depende das necessidades e objetivos que a empresa busca com o uso da intranet, fazendo com que se analise o melhor formato para implementação desta tecnologia.

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Independente do ramo de atuação da organização, o uso da informática chega a ser de primeira necessidade para se atingir uma boa gestão e controle das diversas atividades que estão sendo desempenhadas em todos setores da empresa. Portanto, para que as organizações consigam sobreviver em meio a este ambiente tecnológico que se encontram, devem estar atualizadas e a par de todo este desenvolvimento, afim de não serem “deixadas para trás” pela concorrência.



Fonte:  Oficina da Net

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