quarta-feira, 15 de maio de 2013

Como fazer um e-mail no Gmail?


Parece estranho querer ajudar alguém a criar uma conta de e-mail em pleno ano de 2013, onde quase tudo gira em torno da internet, o digital já está presente numa porcentagem bastante grande em nossa vida e afinal, criar um e-mail é simples e de fácil compreensão. Mas, como sempre, para tudo temos uma primeira vez, e sim, há muitas pessoas que ainda buscam esta inclusão, nós vamos descrever passo a passo como criar uma conta no Gmail.
Antes um mero buscador, agora o maior mecanismo de busca da internet, o Google compra tudo quanto lhe brilha aos olhos. Foi assim que a companhia comprou o Youtube, Picasa, Blogger, Android, apenas alguns exemplos das muitas empresas adquiridas pela companhia.
O Gmail foi criado pelo Google em 2004, no dia 1 de abril. No seu início o serviço oferecia 1GB de espaço para armazenamento gratuito, o que na época era o maior espaço disponibilizados entre os e-mails concorrentes como Hotmail, Yahoo! e MSN.
Hoje em dia, dentre os aplicativos, programas, gedgets e serviços que utilizamos no computador, a probabilidade de que quatro deles sejam conectados diretamente pelo Google, é muito grande.  Para isso ter uma única conta de e-mail que sincronize tudo isto é uma boa pedida, e ter um Gmail, é o que eles querem. Desta forma, seus dados, e-mail, preferencias, estarão todas interligadas numa única conta de e-mail.
Vamos ao que interessa...  

Como criar uma conta de e-mail no Gmail


Criar qualquer conta de e-mail é simples pela facilidade de acessar o cadastro na própria página inicial do serviço, nesta questão, o GMAIL. Basta que você clique no link do Gmail logo ali atrás, ou acesse através do seu navegador o seguinte endereço: www.gmail.com.br.
Na página inicial você já vai estar vendo que o site é pertencente ao Google, o site traz no lado esquerdo, uma lista de vantagens que o seu futuro e-mail terá e o lado direito da página, os campos para que você efetue o Login depois de já ter completado o cadastro.
No nosso caso, vamos clicar no canto superior direito da página, onde encontramos a seguinte pergunta: “Novo usuário no Gmail?”, então clicamos no botão “Criar uma Conta”.
Ao clicar para criar uma conta, seremos direcionados à página se guinte, onde mais uma vez encontramos uma lista com mais vantagens de termos um e-mail do Google.
O que nos interessa mesmo é o quadro do lado direito, é alí que devemos inserir nossos dados pessoais como:
  • Nome;
  • Sobrenome;
  • Endereço de e-mail preterido (observe que o “@gmail.com” já está presente no campo, portanto não é necessário que o domínio seja escrito novamente);
  • Senha (atente para as instruções de senha, ela deve ter pelo menos oito caracteres e possivelmente exigir pelo menos uma letra);
  • Data de nascimento
  • Celular (opcional)
  • Endereço de e-mail atual (é preciso já ter uma conta de e-mail válida em qualquer outro serviço).
Feito isto, encontramos uma etapa que não era necessária nos primeiros Gmails, trata-se da criação do perfil na rede social do Google, o Plus ou Google +.
O Google Plus, além de existir enquanto uma rede social, é uma forma de monopolizar os mecanismos da internet (que sejam do Google) através de uma única conta de email.
O que isso quer dizer? Que ao acessar o navegador “Google Chrome”, e efetuar o Login com a conta que estamos criando, todos os aplicativos, programas, sites pertencentes ao google estarão conectados com a sua conta padrão.
Vejamos um exemplo: Conectado ao Google Chrome, Google plus, Youtube e Blogger. Você precisa efetuar apenas uma vez o login, automaticamente todas as aplicações vinculadas ao Google estão sincronizadas. Se você trocar informações de cadastro no Youtube, trocará também as informações no seu Gmail.
Na verdade, criando o email, você simplesmente já terá sua conta do Google Plus criada automaticamente. Então, na página exibida agora, podemos adicionar uma foto para o perfil do teu futuro perfil no Google, ou podemos simplesmente pular esta etapa.
Obs: O fato de pular a etapa não significa que não terá criado uma conta na rede social, e sim que você estará sem foto.
Passada esta etapa, temos dois detalhes para observar. Temos uma saudação peloa driação do e-mail, e uma breve descrição daquilo que expliquei nos parágrafos anteriores sobre os produtos Google.
É possível como ficou seu endereço eletrônico definitivo na marcação da imagem e logo abaixo é só clicar em “Prosseguir para Gmail”.
Mas antes de prosseguir, você pode atentar para o canto superior direito da página, onde um pequeno menu “universal” será exibido. Neste menu, seu nome, foto, configurações e atualizações do Plus estarão sempre disponíveis (em sites e produtos pertencentes ao Google, é claro).
Pronto.
Depois de prosseguir à sua página inicial do e-mail, outra pequena saudação estará na sua frente, desta vez relacionada inteiramente ao Gmail. Nela encontramos uma importante opção que é a importação de mensagens e contatos da conta atual (aquela que informamos no cadastro), além de um tour explicativo sobre sua conta. Para isto é só clicar em “próximo”.
E agora sim. Sua página inicial do Gmail. Observe o menu lateral do lado esquerdo da página, alí você administra suas pastas, podendo criar ou excluir. Outro recurso interessante é o Google Chat, igual ao Google Talk, que serve para mensagens instantâneas para seus contatos.
O Gmail pode ser conectado ao Facebook para encontrar amigos e contatos. Agora você possui um e-mail num dos maiores serviços de correio eletrônico nos últimos anos, além de poder ter acesso sincronizado com vários canais, aplicativos e produtos Google.
Este tutorial visou compartilhar das facilidades de criar um Gmail e estar conectado ao Google e seus produtos de forma sincronizada através de uma mesma conta de e-mail. 

0 comentários:

Postar um comentário