sábado, 24 de novembro de 2012

Clubes mais valiosos do Brasil 2012


O título invicto da Libertadores 2012 somado ao Brasileirão 2011 impulsionaram a valorização. Outro fator que valoriza a marca é o fato de o clube ser líder de público em todo o ano de 2011 e 2012. Em todas as partidas disputadas em casa, este ano, o Corinthians atingiu a média de 20,6 mil pagantes. O único clube a conseguir tal feito entre os 20 que disputam a série A. Em 2011 a média de público foi de 29,3 mil pagantes, a maior do país.
Outra questão foi levantada pela consultoria na cobertura do título da Libertadores. A Rede Globo reservou espaço em praticamente todos os seus programas, cobertura semelhante a que foi feita nos atentados em Nova York de 11 setembro de 2011. Mídia + público + título = valorização da marca.
Outro ponto interessante é comparar a distância que estamos em relação a Europa. O Chelsea, campeão da liga dos campeões e provável adversário corintiano, se nenhuma zebra aparecer, recebeu da UEFA US$ 80 milhões. A Conmebol por sua vez pagou ao time brasileiro, 5 milhões de dólares pela conquista da Copa Libertadores. Quase a mesma coisa, né?

Lista da Forbes das maiores marcas do futebol brasileiro em 2012
+10 Clubes de Futebol Mais Valiosos do Mundo
  • #1. Corinthians (R$ 1,005 bilhão)
  • #2. Flamengo (R$ 792 milhões)
  • #3. São Paulo (R$ 771 milhões)
  • #4. Palmeiras (R$ 481,2 milhões)
  • #5. Internacional (R$ 392,9 milhões)
  • #6. Santos (R$ 341,6 milhões)
  • #7. Vasco (R$ 316,7 milhões)
  • #8. Grêmio (R$ 316,1 milhões)
  • #9. Cruzeiro (R$ 205 milhões)
  • #10. Atlético-MG (R$ 179,1 milhões)
  • #11. Fluminense (R$ 157,4 milhões)
  • #12. Botafogo (R$ 157,4 milhões)
  • #13. Atlético-PR (R$ 86,1 milhões)
  • #14. Coritiba (R$ 83,3 milhões)
  • #15. Bahia (R$ 55 milhões)
  • #16. Vitória (R$ 42,3 milhões)
  • #17. Sport (R$ 41,9 milhões)
Fonte: Curiosando



0 comentários:

Postar um comentário