terça-feira, 22 de março de 2011

Livro: Gênesis do Conhecimento - O Caranguejo Escarlate - Clifford Knight


Seriam três horas de uma tarde de quarta-feira quando aquela estranha cabeça apontou, sobre o muro branco e resplandescente do jardim. Era uma cabeça bem conformada, um tanto redonda, e de cabelos loiros. Um bigode nítido, também loiro, pouco mais espesso que a sobrancelha de uma moça que acaba de ser apresentada na sociedade, alojava-se sobre os lábios cheios e vermelhos, as faces estavam muito bronzeadas e o nariz era bem masculino. Mas o que mais espantava na brusca e inesperada aparição de tal cabeça, era o seu extraordinário ar de seriedade.
 
—  Diga, o sr. é Bartktt, não é? — foi a pergunta que me fez sem mais aquela.
 
Senteirme rapidamente no cobertor em que estivera dei­tado ao brilhante sol da Califórnia e, seguindo pensava, no recinto privado do pátio.
 
—  Pois... é, sou — respondi. — Esse é meu nome.
 
—  O sr.segundo parece, é ornitologista. — A cabeça arredondada ergueu-se mais e um par de ombros amplos, metidos numa camisa-de-pólo cor de limão, deixou-se ver.
 
Encolhi as pernas para baixo do corpo. O calor do sol acariciava-me as costas nuas. Eu não conhecia aquele sujeito do muro, que procurava conversar comigo de manei­ra tão abrupta. Mas ele havia feito a afirmação, quase a acusação, de que eu era ornitologistae a sua atitude era de quem duvidava que eu pudesse negar tal coisa com êxito.
 
— É mais ou menos isso, respondi. É como quem diz um amador.   Trata-se apenas de uma mania que tenho.
 
— O sr. é o homem que procuro. Sou Lanfrey... Carlos Lanfrey — e moveu a cabeça na direção da casa, cujo telhado vermelho aparecia entre os carvalhos robustos que se viam acima do muro.
 
—  Sim — disse eu, agora que meu cérebro se punha mais ativo. — Vi uma fotografia ou coisa parecida no Times de Los Angeles, esta manhã. Qualquer coisa sobre uma ex­pedição...
 
—  Isso! — exclamou ele, fazendo um gesto com o punho grosso. — É por isso que estou aqui. Da janela do meu quarto, vi alguém que tomava banho de sol. Pensei que fosse o sr. e vim em seguida para ver se está disposto a fazer uma pequena viagem comigo. Telefonei a Chandler, o diretor do Museu, pedindo-lhe que me recomendasse um ornitologistae ele me indicou o sr. Veja só. O sr. mo­rando aqui ao lado e eu toda a manhã preocupado com o que fazer!   Pode aprontar-se agora mesmo?


Fonte: Genesis do Conhecimento

0 comentários:

Postar um comentário