sexta-feira, 14 de junho de 2013

5 novas dicas do GMail para usuários

Você pode não perceber, mas a Google constantemente adiciona novos recursos ao GMail. Conheça cinco destas novidades que irão facilitar o seu dia-a-dia.
O design simples, facilidade de uso e muitos recursos legais continuam a atrair usuários ao GMail. E não importa se você está lidando com centenas de mensagens de trabalho todo dia, ou se o usa para se manter em contato com amigos e familiares: ficar de olho nos mais novos recursos pode ajudá-lo a tirar o máximo deste serviço.
A seguir vamos dar uma olhada em cinco dos mais novos recursos do GMail, incluindo a capacidade de adicionar automaticamente compromissos ao seu calendário, mudar a imagem de fundo ou como usar a busca avançada para encontrar exatamente a mensagem que você procura.
1. Adicione eventos ao calendário diretamente do GMail
Se você usa o GMail para marcar ou coordenar reuniões, vai gostar de saber que a Google facilitou a tarefa de criar novos eventos sem ter de sair do GMail. Recentemente, todas as menções a datas e horários nas mensagens aparecem sublinhados.
Pare o cursor do mouse sobre um destes itens para consultar sua agenda na data indicada. Se estiver livre você pode mudar o título, data e hora do evento, e clicar em Add to Calendar para criar o compromisso. O evento no calendário terá um link para o e-mail original, para referência futura.
dicasgmail_compromisso-360px.jpg
Basta clicar em uma referência a data ou hora
em uma mensagem para criar um compromisso
Como este recurso é novo, ele ainda não está disponível para todos os usuários, e no momento só para a aqueles que usam o GMail em inglês (para mudar o idioma, clique na Engrenagem no canto superior direito da página e em Configurações / Geral / Idioma). A Google promete expandir o recurso a mais usuários, e idiomas, em breve.
2. Mude o fundo do GMail.
Além dos vários temas pré-definidos para personalizar a aparência do GMail, você também pode escolher uma entre suas próprias fotos e usá-la como plano de fundo de sua caixa de entrada. É como mudar o papel de parede do Windows.
dicasgmail_fundo-360px.jpg
Você pode usar qualquer imagem de fundo que quiser no GMail
Clique no ícone da engrenagem e em Configurações / Temas. Em Temas Personalizadosescolha Luz ou Escuro. Na janela que surge você pode indicar a imagem que quer usar. Há várias imagens pré-definidas, e você também pode escolher uma que esteja em seu celular, sua conta no Google+ ou em seu computador. É possível até mesmo usar uma imagem que você encontrou na web, basta indicar a URL até ela.
3. Use o Google Drive para enviar arquivos grandes
Se um arquivo é grande demais para ser enviado como um anexo, o Google Drive é uma solução. Com ele você pode “anexar” arquivos de até 10 GB, 400 vezes maiores do que seria possível como um anexo tradicional.
dicasgmail_anexos-360px.jpg
Com o Google Drive, você pode anexar arquivos de até 10 GB cada
Para enviar um anexo via Google Drive pare o cursor do mouse sobre o ícone do clipe de papel na janela de composição de mensagem, e clique no ícone do Google Drive (o primeiro à direita). Você poderá escolher um arquivo que já esteja em sua conta (opção Meu Disco) ou fazer o upload de um que esteja em seu computador. O Gmail irá verificar se os destinatários tem acesso aos arquivos, e caso haja algo errado irá lhe pedir para mudar suas opções de compartilhamento. Tudo sem sair do GMail.
4. Use operadores de busca avançados
É fácil acumular milhares de mensagens, e às vezes encontrar o que você procura parece ser uma tarefa quase impossível. Mas você pode usar os operadores de busca avançados do GMail para achar rapidamente o que procura.
Os mais novos operadores adicionados pelo Google são uma busca por arquivos de tamanho específico (size:) e por mensagens mais antigas que um determinado período (older_than:). Por exemplo, se você digitam “from:João size:5m” no campo de busca, verá todas as mensagens enviadas pelo João que tenham anexos com 5 MB ou mais.
dicasgmail_operador-360px.jpg
Novos operadoras facilitam a busca por mensagens
Da mesma forma, “from:Maria older_than:1y” mostra as mensagens enviadas por Maria há um ano ou mais. O parâmetro y indica ano (year), m mês (month) e d dia (day). Portanto, para encontrar todas as mensagens de Maria enviadas há um mês ou mais, o termo seria “from:Maria older_than:1m”.
O GMail tem uma enorme quantidade de operadores, você pode consultar toda a lista aqui.
5. Adicione múltiplas caixas de entrada ao GMail
O “Várias caixas de entrada” é um recurso experimental do GMail Labs que permite adicionar listas extras de mensagens à sua caixa de entrada, para que você possa ver mais mensagens de uma só vez. Por exemplo, mensagens com estrelas, com um marcador específico, os rascunhos ou o que mais você quiser.
Para habilitar este recurso clique na engrenagem e vá em Configurações / Labs e marque a opção Ativar em frente a Várias caixas de entrada. Depois clique em Salvar alterações no rodapé da página. 
dicasgmail_caixas-360px.jpg
Recurso experimental permite ter múltiplas caixas de entrada
Para personalizar quais caixas de entrada serão mostradas, volte à tela de Configuraçõese clique na aba Várias caixas de entrada. Você pode adicionar até cinco caixas, definir a posição delas (o padrão é uma em cima da outra) e quantas conversas por caixa irá ver.

0 comentários:

Postar um comentário